A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) concluiu em março o terceiro e último módulo para a primeira turma do curso “Práticas Corporais nos Polos de Academias da Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong”, realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Sabará). O objetivo da capacitação é formar profissionais para ensinar as práticas corporais da medicina chinesa e contribuir com o fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), dos Polos da Academia da Saúde nos municípios mineiros.

Nos módulos, os profissionais puderam experimentar novas possibilidades da aplicação da prática. Uma das práticas foi ao ar livre, no Parque Municipal Américo Giannetti, que fica no coração da capital mineira. A aula foi descontraída e trouxe ainda mais leveza e sensação de relaxamento, tendo como pano de fundo, o belo visual do parque.

De acordo com a referência técnica da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG, Paula Souza Oliveira, o projeto visa capacitar cerca de 300 profissionais ao longo de três anos. “Esse projeto começou em abril de 2022, com o levantamento técnico das demandas, e agora estamos executando, no início de 2023, com a primeira turma que começou o módulo em fevereiro. Espera-se que assim que o profissional conclua o curso, ele implante a prática no seu equipamento Polo Academia da Saúde, que está vinculado à Atenção Primária e atende a toda a população”, explica.

O curso “Práticas corporais nos Polos de Academias da Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong” é realizado de forma presencial, na ESP, em Belo Horizonte. Serão 12 turmas ao todo, sendo quatro por ano, com carga horária de 70 horas/aula e, até o final da capacitação, todas as regiões de Minas Gerais serão contempladas.

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e de produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos, conhecidos como “Polos”, em que são ofertadas ações de práticas corporais, atividades físicas, promoção da alimentação saudável, práticas integrativas e complementares, educação em saúde, entre outras ações de promoção da saúde para a população. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e funcionam como pontos de atenção à saúde no território, complementando o cuidado integral e fortalecendo as ações de promoção da saúde.

“Esse curso é muito importante, por se tratar de uma ação de educação permanente de saúde, que é fundamental, tanto para os profissionais de saúde, quanto para a população. É uma vitória para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais conseguir proporcionar essa formação e os usuários terão acesso a duas modalidades que utilizam técnicas para proporcionar sensação de bem-estar, relaxamento, alívio de stress, atuando na prevenção de doenças e complicações, na redução de sintomas físicos e mentais, e na recuperação e promoção da saúde. Então, essa é mais uma forma de cuidado em saúde que vamos conseguir ofertar em nossos territórios”, finaliza Paula Oliveira.

Sobre as modalidades

O Tai Chi Chuan (Taiji Quan – TCC) é uma prática corporal da medicina tradicional chinesa, que tem movimentos da arte marcial, do equilíbrio e da respiração. A modalidade consiste em posturas de equilíbrio corporal e na realização de movimentos lentos e contínuos que trabalham, simultaneamente, os aspectos físico e energético do corpo.

Qi gong (Chi gong) também é uma prática corporal da medicina tradicional chinesa que consiste em uma série de movimentos corporais harmônicos, aliados à respiração, com foco em determinada parte do corpo, para o desenvolvimento da energia vital (Qi) e ampliação da percepção corporal e do autoconhecimento.

Por Poliana Góis