A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveram nesta terça-feira, dia 28/03, o segundo Webinário do Percurso Formativo, que teve como tema “Registro de Vacina no Brasil”. Este encontro fez parte do curso 03 do Percurso Formativo - Vigilância Sanitária: Conhecendo Áreas de Atuação.

>Este Webinário e os anteriores estão disponíveis no canal da ESP-MG no youtube, acesse: youtube.com/escolasaudepublicamg
O Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia, participou da abertura e lembrou que este Webinário fazia parte de um conjunto de Webinários que estão sendo realizados e que têm como foco aprofundar temáticas abordadas no Percurso Formativo.  Ele também pontuou que o Percurso Formativo, que é composto por três cursos, já estava se encaminhando para o processo de finalização e que em breve será anunciado o terceiro Webinário, que fechará o Curso 03 do Percurso.

O Webinário contou com uma exposição do Especialista em Vigilância Sanitária, Gerente Geral da GGBIO (Gerência-Geral de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas) da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Fabrício Carneiro de Oliveira fara a exposição do tema. A conversa foi mediada pelo Especialista em Saúde Coletiva, Diretor da área de Medicamentos e Congêneres da Vigilância Sanitária da SES-MG, Alessandro de Souza Melo.

Percurso Formativo

O projeto Percurso Formativo é fruto de uma parceria entre ESP-MG e SES-MG e tem como objetivo fornecer ao trabalhador da vigilância sanitária as bases e conceitos fundamentais para o desenvolvimento de suas ações na rotina de trabalho. O Percurso é composto de três cursos, sendo que o Curso 01 aconteceu no segundo semestre de 2021; o Curso 02 do Percurso de Formação, com foco na fiscalização sanitária, ocorreu no primeiro semestre de 2022 e o Curso 03 acontece agora, no primeiro semestre de 2023, e tem o objetivo de apresentar as áreas de atuação da vigilância. 

Essa capacitação é realizada na modalidade de Educação a distância (Ead) e fica disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da ESP. E as vagas foram ofertadas via SES-MG, para fiscais sanitários de todo o estado.
>Este e os demais Webinários estão disponíveis no canal da ESP-MG no Youtube, acesse: youtube.com/escolasaudepublicamg

Por Vívian Campos/Ascom-ESP-MG