Na última quarta-feira, 13 de abril, a equipe do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREArb) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba visitou Frutal, município pólo de microrregião, que está com alta incidência de dengue (acima de 300 casos por 100 mil habitantes), a fim de alinhar os principais pontos de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. No primeiro momento foi realizada reunião com o prefeito, Bruno Augusto de Jesus Ferreira, a fim de aproximar pautas importantes entre Estado e Município. Na parte da tarde, a reunião ocorreu com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, para discutir os quatro eixos de enfrentamento ao Aedes, ou seja, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Assistência e Mobilização Social. Até o dia 11 de abril, o município tinha 1.156 casos notificados de dengue.

Reunião Técnica de Enfrentamento às Arboviroses com equipe da SMS Frutal - Foto: Sara Braga

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Eurípedes Leitão, o Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses da SRS Uberaba vem se reunindo desde janeiro de 2022 para monitorar a situação epidemiológica das arboviroses na macrorregião, bem como ações de combate ao mosquito vetor na rede assistencial e ações de mobilização e educação em saúde nos 27 municípios de abrangência da SRS. Ele afirma que “o objetivo é detectar, o mais precocemente possível, situações de alerta e apoiar os municípios neste enfrentamento”, diz. O prefeito Bruno Augusto acredita ser muito importante o alinhamento com a Superintendência de Saúde, já que a preocupação do município é oferecer um serviço de qualidade à população. Segundo ele, “dengue não é um assunto exclusivo das autoridades, mas de interesse comum, por isso é importante que a população faça sua parte”.

O superintendente visitou o Hospital Municipal Frei Gabriel, juntamente com equipe médica, de enfermagem e da Organização Social Med Life, atual responsável pela administração da instituição, na qual se inteirou dos fluxos de atendimento, quantidade de internações por dengue, como é feito o direcionamento dos pacientes à instituição e exames solicitados para fechamento de diagnóstico. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Denise Maciel, visitou as instalações do Ambulatório de Dengue, aberto à população no mês passado, realizando alinhamento do manejo clínico disponibilizado pelo Ministério da Saúde junto à equipe médica.

Por Sara Braga