Para otimizar o monitoramento da situação epidemiológica e para direcionar as ações de contenção da propagação da covid-19 e as variantes, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá promoveu uma atualização, na última quarta-feira (19/1), do Protocolo de Infecção Humana pelo sars-cov-2, publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), neste mês. A estratégia, trabalhada por meio de videoconferência, com a participação de representantes dos 31 municípios sob jurisdição da GRS, trabalhou as definições de casos operacionais, notificação, e orientações para isolamento e quarentena.

Crédito; Keila Siqueira de Lima

A reunião também apresentou as diretrizes do Programa Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste), bem como a Deliberação CIB SUS/MG 3598, que contextualiza a testagem no cenário de Minas Gerais. Dessa forma, contemplou as dúvidas dos profissionais dos municípios, pertencentes aos setores das Vigilâncias em Saúde, Atenção Básica, gestores e prestadores hospitalares. “O acesso aos testes de maneira gratuita, pelo SUS, é essencial para conseguirmos identificar os casos mais rapidamente, promover o isolamento, rastreamento e testagem dos contatos, que também devem fazer quarentena”, contou Fábio Vieira Ribas, coordenador da Vigilância em Saúde da GRS-Ubá.

Os novos critérios de isolamento e testagem, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, também pautou a apresentação da GRS. “Trabalhar de forma técnica é a melhor maneira para evitar surtos, que provoquem uma queda significativa de recursos humanos disponíveis, principalmente em profissionais da área da saúde.  Como já está sendo observado em vários pontos do Brasil, a variante ômicron tem um alto poder de contágio e se torna imprescindível formularmos estratégias locais para enfrentar os novos desafios que a pandemia tem imposto”, finalizou Fábio.

“A equipe da GRS-Ubá tem feito um acompanhamento criterioso do cenário epidemiológico regional, e sempre propondo atualizações sobre os cuidados assistenciais e epidemiológicos aos gestores e técnicos municipais. Isso traz segurança e coesão para a rede, o que se prova pelo alto índice de adesão que as videoconferências possuem, tendo esta última registrado uma média de 65 pessoas”, afirmou Franklin Leandro Neto, diretor da GRS-Ubá.

Nesta semana, a GRS-Ubá entregou a segunda remessa proveniente do PNE-Teste, com 18.360 unidades do teste de antígeno para os 31 municípios. A primeira remessa foi efetivada em novembro do ano passado, com 22.440 unidades.

Por Keila Siqueira de Lima

Enviar para impressão