A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora entregaram na quinta-feira (20/1), a segunda remessa de vacinas pediátricas contra a covid-19 a 86 municípios que compõem a macrorregião Norte. Ao todo são 14.610 doses de imunizantes que darão sequência à vacinação de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos.

Crédito: Pedro Ricardo

Com a nova remessa, nesta semana, o Norte de Minas contabiliza o recebimento de 24.740 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech destinadas às crianças. Na segunda-feira, 17, os municípios receberam a primeira remessa repassada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de 10.130 doses.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que, como a quantidade de vacinas repassadas aos estados pelo Ministério da Saúde ainda é pequena, a prioridade continua sendo a vacinação de crianças que possuem deficiência permanente ou comorbidades.

“À medida que a vacinação das crianças for avançando com a chegada de novas remessas, os municípios terão condições de ampliar a vacinação para crianças que não possuem comorbidades ou deficiência física permanente”, explica a coordenadora.

Em Minas Gerais, a estimativa da Fundação João Pinheiro é de que 1,8 milhão de crianças com idade entre 5 e 11 anos de idade compõem o novo grupo de vacinação contra a covid-19. Em 54 municípios jurisdicionados à SRS-Montes Claros a estimativa é de que 110.915 crianças estão na faixa etária da nova fase da campanha de vacinação contra a doença.

Para as crianças, as doses da vacina são diferenciadas. O frasco é na cor laranja, com dose de 0,2 mil, contendo 10 mcg da vacina covid-19. A segunda dose deverá ser administrada num intervalo de oito semanas.

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que pesquisas comprovaram a eficácia da vacina contra a covid-19 em crianças. Atualmente, 39 países da Europa e 14 da América Latina já autorizaram ou iniciaram a vacinação em menores de 12 anos.

A administração do imunizante em crianças apresenta uma eficácia de 90,7% para a prevenção da covid-19 em, pelo menos, sete dias após a aplicação da segunda dose. Além disso, não foram observados eventos adversos graves associados à vacinação.

Repasses

Na quinta-feira, 21, os 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS-Montes Claros receberam 7.790 doses de vacinas pediátricas. O município de Montes Claros recebeu 2.190 doses.

As demais localidades integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde que receberão maiores quantidades de imunizantes são: Janaúba (990 doses); Salinas (400); Jaíba (300); Bocaiúva (290); Monte Azul (200); Coração de Jesus, Porteirinha e Taiobeiras (190 doses para cada localidade); Francisco Sá (180); Espinosa, Pai Pedro e Rio Pardo de Minas (170); Riacho dos Machados, São João do Paraíso e Verdelândia (120 doses para cada município) e Matias Cardoso (100).

Para 25 municípios que integram a área de jurisdição da GRS-Januária foram entregues 5.970 doses de vacinas pediátricas. Com maior quantidade de vacinas a serem repassadas estão: Januária (1.450 doses); São João das Missões (1.440) e São Francisco (730 doses).

Já sete municípios da GRS-Pirapora receberam 850 doses de imunizantes. Os maiores quantitativos são destinados a Pirapora (320 doses) e Várzea da Palma (210).

Mais vacinas

Além das vacinas pediátricas, ainda na quinta-feira, a SRS-Montes Claros repassou aos 54 municípios da sua área de atuação 23.670 doses de vacinas da Pfizer para a continuidade da vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, além da aplicação da dose de reforço nas pessoas que já completaram quatro meses que tomaram a segunda dose.

Quarenta doses de vacinas CoronaVac foram repassadas aos municípios de Porteirinha e Catuti, além de 50 doses de vacinas da AstraZeneca/ Oxford que foram entregues para a Secretaria de Saúde de Santa Cruz de Salinas.

Por Pedro Ricardo