Nos últimos dias, diversos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova têm enfrentado problemas relativos às fortes chuvas que assolam o território. Com o aumento do índice pluviométrico, houve uma série de ocorrências, como transbordamento de córregos e rios, que ocasionaram enchentes, e importantes deslizamentos de terra e encostas, tanto nas áreas de moradia e comércios, quanto nas estradas.

Crédito: Igor Brasileiro

Segundo a superintendente da SRS-Ponte Nova, Josy Duarte, as equipes profissionais têm se dividido, diariamente, para realizar o levantamento pormenorizado das necessidades locais ligadas à saúde. “Diante desse cenário, técnicos da SRS têm ofertado apoio multifocal às gestões municipais, seja no aspecto orientativo, por meio do repasse de notas técnicas e informes oficiais, seja no aspecto logístico, por meio da disponibilização de imunizantes, hipoclorito de sódio, entre outros insumos”, ressaltou.

Algumas das ações foram capitaneadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), com destaque para o monitoramento das salas de vacina municipais. Segundo levantamentos, não houve avarias decorrentes das enchentes. No entanto, os municípios de Oratórios e Ponte Nova necessitaram utilizar a Rede de Frio da SRS para acondicionamento de imunobiológicos. O setor também tem contribuído com a disponibilização de vacinas, tanto de rotina quanto de covid-19, e atuado com atenção às demandas de vacina contra a hepatite A.

Já a Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) regional tem realizado o contato frequente junto aos farmacêuticos municipais para se inteirar sobre eventuais perdas de medicamentos nas unidades. Houve o repasse, também, de informações referentes à Nota Técnica nº 1/SES/SUBPAS-SAF-CALAMIDADES/2021, de 17 de dezembro de 2021, que permite aos municípios atingidos por desastres e que se enquadrem nos critérios o acesso aos medicamentos do Kit do Ministério da Saúde ou reposição de medicamentos por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

No que tange à Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), servidores têm dado suporte e orientações a coordenadores e gestores para o enfrentamento imediato às ocorrências causadas pelas chuvas. Além do formulário padrão solicitado pela Superintendência de Atenção Primária à Saúde (Saps), da SES-MG, foi criado um questionário próprio, em que municípios e equipes conseguem relatar de forma mais detalhada suas necessidades.

Já o Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da SRS atuou no acompanhamento das instituições hospitalares, como no caso da queda de um barranco que atingiu o CTI do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Ponte Nova, que ocasionou o remanejamento interno de pacientes e transferência para outro hospital; e o alagamento da lavandaria do Hospital Arnaldo Gavazza, também em Ponte Nova, sem maiores intercorrências. Houve, ainda, envio do Guia de Preparação e Respostas aos Desastres Associados às Inundações para a Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde e contato com as coordenações de Vigilância Sanitária e gestores.

Crédito: Igor Brasileiro

“Além da nossa atuação fortemente voltada aos estragos causados pelas chuvas, não podemos nos furtar do apoio relativo ao enfrentamento da pandemia de covid-19, que apresenta aumento do número de casos da doença e crescimento das síndromes gripais. Não mediremos esforços para auxiliar nossos municípios, com a certeza de que superaremos, juntos, esse cenário de tantas dificuldades”, completou a superintendente Josy Duarte.

Por Tarsis Murad