A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora entregaram na segunda-feira, 17, a primeira remessa de vacinas pediátricas contra a covid-19 a 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte. Ao todo são 10.130 doses de imunizantes da Pfizer, que serão aplicadas em crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Nesta primeira remessa, a prioridade de vacinação é para crianças que possuem deficiência permanente ou comorbidades.

Crédito: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros

Em Minas Gerais, a estimativa da Fundação João Pinheiro é de que 1,8 milhão de crianças com idade entre 5 e 11 anos compõem o novo grupo de vacinação contra a covid-19. Nesse contexto, o cálculo é de que sejam necessárias 3,6 milhões de doses de vacinas para a imunização completa de todas as crianças, com aplicação de duas doses de imunizantes. A segunda dose deve ser administrada num intervalo de oito semanas.
Para as crianças, as doses do imunizante são diferenciadas. O fraco é na cor laranja, com dose de 0,2 mil, contendo 10 mcg da vacina covid-19.

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que pesquisas comprovaram a eficácia da vacina contra a doença em crianças. Atualmente, 39 países da Europa e 14 da América Latina já autorizaram ou iniciaram a vacinação em menores de 12 anos.

A administração do imunizante em crianças apresenta eficácia de 90,7% para a prevenção da covid-19 em, pelo menos, sete dias após a aplicação da segunda dose. Além disso, não foram observados eventos adversos graves associados à vacinação.

Orientações
A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, ressalta que a vacinação das crianças contra a covid-19 é tão importante quanto à imunização dos adultos. Isso porque, de acordo com declaração atualizada em 29 de novembro do ano passado, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) observou que em relação à transmissibilidade do novo coronavírus, os estudos apontam que crianças e adolescentes são infectados na mesma taxa que os adultos.

“Embora nas crianças a apresentação da covid-19 seja mais branda, quando comparada aos adultos e idosos, condições médicas subjacentes podem contribuir para o risco de doença grave. Entre os fatores de risco estão a obesidade e a existência de comorbidades como diabetes, asma, doenças cardíacas, pulmonares, neurológicas e neuromusculares”.

Além disso, durante a pandemia foram identificados casos de crianças e adolescentes com uma nova apresentação clínica associada à covid-19, caracterizada por um quadro inflamatório tardio e grave, denominada Síndrome Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).
Nesse contexto, em Minas Gerais foram notificados 174 casos de SIM-P, com ocorrência de três óbitos.

Dhyeime Marques observa que os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças nos locais de vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

Repasses
Na segunda-feira (17/1), para 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS-Montes Claros foram repassadas 6.560 doses de vacinas pediátricas. O município de Montes Claros recebeu 2.260 doses de vacinas pediátricas. As demais localidades integrantes da área de atuação da SRS que receberão mais quantidades de imunizantes são: Janaúba (410 doses); Bocaiúva (290); Jaíba (280); Salinas (220); Porteirinha e Taiobeiras (190 doses para cada localidade); Espinosa e Rio Pardo de Minas (180 doses para cada município); Coração de Jesus (160); Francisco Sá (150); São João do Paraíso (130); Capitão Enéas e Grão Mogol (100 doses para cada município).

Para 25 municípios que integram a área de jurisdição da GRS-Januária serão entregues 2.690 doses de vacinas pediátricas. Já sete municípios da GRS-Pirapora receberão 880 doses de imunizantes.

Mais vacinas
Além do repasse da primeira remessa de vacinas pediátricas aos municípios, na segunda-feira a SRS-Montes Claros também entregou às secretarias municipais de Saúde mais 13.862 doses de vacinas contra a covid-19. Elas estarão divididas da seguinte forma: 9.552 doses de vacinas da Pfizer para continuidade da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos em 34 municípios; 4.170 doses de imunizantes da Janssen para aplicação da dose de reforço em pessoas vacinadas no ano passado; 100 doses de vacinas da AstraZeneca, atendendo solicitações de três municípios (Engenheiro Navarro, Jequitaí e Santa Cruz de Salinas); e 40 doses de vacinas CoronaVac para Joaquim Felício e Santa Cruz de Salinas.

Por Pedro Ricardo