O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora articulou reunião com os municípios da microrregião de Pirapora, no dia 11/1, para repasse de orientações a respeito do monitoramento das emergências em decorrência do período chuvoso.

Com participação de representantes dos sete municípios que compõem a microrregião de Saúde de Pirapora e de técnicos dos diversos núcleos da GRS, a reunião foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Flávia Mota. O encontro teve como objetivo capacitar os técnicos municipais nos instrumentos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para monitoramento do período chuvoso 2021-2022, a exemplo do fluxograma de notificação de emergências decorrentes do período chuvoso e o preenchimento do formulário de monitoramento do período chuvoso. Também foram apresentados aos participantes os canais de comunicação com a SES-MG, do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), alertas meteorológicos oficiais e uma breve explanação sobre o Plano Estadual de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso.

A gerente regional de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiuza Costa Queiroz, destaca que “neste período chuvoso, é de suma importância o trabalho integrado dos órgãos, de forma coordenada, a fim de monitorar tudo o que ocorre no território, para que consigamos dar respostas mais eficientes em situação de emergência, conforme orientação do Governo de Estado”, disse.

Para a coordenadora Flávia, a reunião foi pertinente, uma vez que foram nomeados os pontos focais municipais, que serão os representantes do setor Saúde no monitoramento e resposta às emergências decorrentes de chuvas intensas. “Como se trata de um monitoramento intersetorial e a Saúde é um dos setores que pode ser amplamente afetado e demandado em caso de desastres naturais, é importante que as secretarias municipais de Saúde estejam preparadas para o enfrentamento e resposta a qualquer ocorrência registrada”, ponderou.

Flávia também disse que os instrumentos de monitoramento e notificação disponibilizados são de fácil acesso e consulta no Portal da Vigilância em Saúde da SES e que a capacitação foi fundamental para que os municípios conheçam os protocolos.

Por Regional de Saúde de Pirapora

Enviar para impressão