Os municípios pertencentes à jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos estão iniciando o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2022 e a execução de outras ações do plano de Contingência das Arboviroses 2021/2022. Sob orientação de referências técnicas do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), o trabalho começou com a atualização do plano pelos municípios e prosseguiu com reuniões de alinhamento e até uma capacitação para a utilização do pulverizador costal Ultra Baixo Volume (UBV) portátil, utilizado no controle de vetores de endemias.

Para auxiliar nos trabalhos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou à SRS-Passos milhares de cartazes e folders para serem utilizados nas campanhas de comunicação e mobilização social de conscientização da população sobre a importância de se prevenir contra a dengue, chikungunya e zika vírus. O material educativo, já distribuído aos municípios, contém ilustrações e orientações sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e alerta para a facilidade de se fazer essa prevenção.

O Plano de Contingência é onde constam todas as ações que os municípios irão executar durante o período das arboviroses. No plano, os municípios propõem ações em todos os eixos de atuação, como Atenção Primária à Saúde, Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores, Comunicação e Mobilização Social, entre outros.

“É um plano que envolve todos os setores da administração pública”, observa a referência técnica em arboviroses do Nuvepi/SRS-Passos, Patrícia Mendes Costa. “No mês de novembro, foram atualizados os planos de contingência das arboviroses de todos os municípios, para o período sazonal das arboviroses 2021/2022”, disse.

As referências técnicas de combate às arboviroses do Nuvepi/SRS-Passos, Waldecir Evilson Serafini e Messias Ribeiro, realizaram diversos trabalhos de orientação, capacitação e alinhamento de notas técnicas e instruções junto a coordenadores, supervisores e referências municipais para que os planos de contingência das arboviroses sejam bem executados.

Foram reuniões para utilização do Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SISPNCD), capacitação em UBV portátil e aplicação do novo larvicida contra o mosquito Aedes aegypti fornecido pelo Ministério da Saúde, entre outras. “A gente alinhou com os municípios para a correção de falhas e para que eles trabalhem corretamente com o banco de dados real nas ações de prevenção”, disse Waldecir Serafini.

Segundo o diretor de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde de Passos, Thiago Agnelo de Souza Salum, agentes de combate às endemias do município participaram das ações da SRS-Passos, como a mais recente, que foi sobre a aplicação do novo larvicida. Ainda de acordo com Salum, o município está preparado para 2022, contando com a colaboração de outros setores da prefeitura e da sociedade.

“O município de Passos, com o início das chuvas e o momento da sazonalidade das arboviroses, fez o planejamento, como a contratação de nove agentes de endemias para fechar definitivamente todas as microáreas que estavam descobertas, fez também a compra de um larvicida auxiliar para o combate em pequenos depósitos e vamos iniciar o maior ciclo de mutirões de combate à dengue e retirada de materiais inservíveis da história de Passos”, afirmou.

Por Enio Modesto

Enviar para impressão