O gerente da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, Renan Guimarães, acompanhado por Vinicius de Souza Vieira Muniz, referência técnica em Vigilância Ambiental, visitaram em 12/1, as cidades de Astolfo Dutra, Dona Euzébia e Cataguases, as mais atingidas pelas fortes chuvas na região e pelo transbordamento do rio Pomba.

Divulgação

O objetivo foi acompanhar e orientar a gestão das secretarias municipais de Saúde quanto à adoção de ações de prevenção às doenças decorrentes desses agravos climáticos ambientais e o monitoramento dos impactos aos municípios, às pessoas e ao funcionamento das Unidades de Saúde.

Em virtude dessa iniciativa, além das orientações cabíveis, a GRS identificou a necessidade e acordou com os gestores a destinação imediata de vacinas contra a hepatite A na quantidade de 2.000 doses para Cataguases, 200 doses para Astolfo Dutra e 40 doses para Dona Euzébia.

Também foi destinado para tratamento de água potável nas residências inundadas, o produto Hipoclorito de Sódio 2,5%. Foram distribuídos 500 frascos para cada município: Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Além Paraíba, Pirapetinga e Estrela Dalva. Cataguases já havia recebido 2.000 frascos em dezembro passado e não necessitou de reforço adicional.

A coordenadora de Epidemiologia da GRS, Maria Luiza Silva de Souza, destaca: “O apoio imediato aos municípios atingidos pelas chuvas é de extrema importância para evitarmos a ocorrência de contaminações e adoecimentos, constituindo-se apoio relevante para a gestão local”.

Por Gerência Regional de Saúde de Leopoldina

Enviar para impressão