O município de Contagem, jurisdicionado à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-BH) oferece à população de Contagem, Ibirité e Sarzedo serviço de referência nacional no atendimento à pessoa com deficiência. O Centro Especializado em Reabilitação em Reabilitação física, intelectual, auditiva e visual Antônio de Oliveira (CER IV Contagem/Apae-BH) foi premiado pelo Ministério da Saúde (MS), em relação às boas práticas na reabilitação precoce da criança com deficiência.

Divulgação

O prêmio reconhece os resultados positivos dos serviços e as equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nos estados e municípios nas políticas públicas assistenciais para as pessoas com deficiência.

Fruto de contrato de colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem e a Apae-BH, o CER IV Contagem/Apae-BH atende, em média, 150 pessoas diariamente. A gestora do Centro, Daniela Teodoro, explica como surgiu o serviço. “Em 2018, a SMS Contagem fez parceria com a Apae-BH para administrar o CER IV. A unidade foi inaugurada em 2018. Em 2019, o MS habilitou o serviço e então começamos a receber, além do recurso municipal, o recurso federal. Atendemos pessoas com deficiência física, intelectual e/ou com espectro autista, auditiva e visual, abrangendo todas as deficiências. ”

De acordo com a gestora, foram mais de 100 mil atendimentos nesses três anos realizados por profissionais contratados pela Associação. “Atendemos desde o nascimento até o envelhecimento. Não tem limite de faixa etária. A população atendida é dos municípios de Contagem, Ibirité e Sarzedo. São 109 colaboradores contratados pela Apae-BH. ”

Daniela destaca a atenção aos idosos: “Filhos, cuidadores, netos trazem os idosos. Se for percebida alguma violação de direito, vulnerabilidade a assistente social aciona o conselho do idoso. Temos parcerias com diversas secretarias e órgãos públicos”.

O CER, em três anos, alcançou importantes números:

  • 946 usuários foram contemplados com órteses, próteses e materiais especiais (OPM), como cadeira de rodas, bengalas, muletas, cadeiras para banho, calçados ortopédicos, palmilhas, etc. Já foram entregues 1.236 OPM ortopédicas.
  • 1.852 usuários foram contemplados com aparelhos de amplificação sonora individual (AASI/aparelhos auditivos) e foram entregues 3.543 AASI.
  • 51 usuários receberam OPM visual, como bengala articulada, prótese ocular, auxílios ópticos (lupas, telescópios e óculos diversos). Foram entregues 68 dispositivos visuais.
  • 1.117 usuários ostomizados receberam bolsas e adjuvantes e foram entregues 104 mil dispositivos para essas pessoas.

Para além de números, a experiência contada por quem utiliza o CER IV Contagem/Apae-BH atesta o reconhecimento da qualidade do serviço. “Minha filha evoluiu bastante em todos os sentidos. Sou a prova viva desse lugar. O atendimento é completo, em tudo que precisei fui atendida. Os profissionais são excelentes, o acolhimento é total. Até para mim, psicologicamente”, declara a mãe de Débora, Antônia Vieira da Silva Fnck. Sobre a premiação, Antônia é enfática. “Com certeza, o CER merece todo prêmio.”

A distância de casa foi um desafio superado pela mãe de Débora. “Quando eu cheguei aqui, pensei: esse local é longe, tem que ser bom. Mas, venho com a van daqui. Até no transporte, há o acolhimento. ”

Diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Júlia Diniz Baptista enfatiza os benefícios do Centro de Reabilitação. “Antes do CER, o deslocamento era muito difícil. Então, a gente não conhecia nosso público. Todos eram atendidos em BH. Não tínhamos noção de quem era esse público.

Visão sistêmica

Além do atendimento multidisciplinar envolvendo profissionais de medicina, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros, há o entendimento sobre a importância do acesso ao serviço à população. A prefeitura de Contagem, por meio de parcerias, proporciona transporte e locomoção para o deficiente, principalmente, o cadeirante. “O Programa Sem Limites é um programa municipal atrelado à Educação e Esporte. Não é um programa da Saúde, mas de Direitos Humanos. A Saúde é atendida em uma parte, a Educação em outra. Se formos parar para pensar nos números, a Saúde é quem mais utiliza”, explica a diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Júlia Diniz Baptista.

O programa possui 24 vans e, de acordo com Baptista, 217 usaram para a Saúde, sendo 112 usuários apenas no CER. “De fato é um pensamento de rede de atenção à pessoa com deficiência. Não é um dispositivo isolado. Temos dificuldade de linha de ônibus até aqui. O terreno é ótimo, a estrutura é excelente, então tentamos fazer uma compensação que é bem eficiente. É uma rede pensando no acesso. ” Além do programa municipal, houve a doação por parte do MS de duas vans adaptadas. “Não é o mesmo tipo de usuário que uso o Sem Limite. São critérios diferentes. Principalmente os usuários da intelectual usam as vans. Por exemplo, um autista que tem alto limiar não se enquadraria no Sem Limite. É mais comportamental, emocional. Os usuários de Ibirité e Sarzedo vêm com transporte dos municípios por meio de pactuação intermunicipal”, esclarece a diretora da atenção especializada.

Nesse contexto, a assessora da Atenção Primária à Saúde da SRS-BH, Mariana Dayrell, enfatiza a visão de atendimento integral e humanizado. "O Estado valoriza e fomenta ter, no SUS, serviço de referência com visão integral do usuário assistido. Isso vem de encontro ao princípio do SUS. Parabenizamos os gestores pela ação de condução dos seus serviços, valorizando a qualidade assistencial acima de tudo".

17-01-divulgs2

Serviços

Além do atendimento a pessoas ostomizadas, o CER IV Contagem/Apae-BH oferece serviços de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências, com profissionais altamente capacitados, técnicas inovadoras e equipamentos modernos.

 

Por Leandro Heringer