A Coordenação de Regulação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora promoveu capacitação sobre os Sistemas de Informação da Regulação, no dia 24 de novembro, com a proposta de colaborar com o aperfeiçoamento do trabalho realizado pelos técnicos dos municípios da microrregião de Saúde de Pirapora.

Divulgação

A gerente regional de Saúde de Pirapora, Maria Candida Fiúza Costa Queiroz, abordou a importância da capacitação para os municípios, como forma de obter constante aprimoramento das atividades.

O encontro foi conduzido pela referência técnica dos sistemas de informação da regulação da GRS, Evandro Barbosa da Silva, que abordou sobre o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS), responsável pela captação e processamento das informações ambulatoriais dos municípios no que se refere ao Boletim de Produção Ambulatorial, Sistema de Informação do Câncer, Autorização de Procedimento de Alta Complexidade e do Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde (BPA/SISCAN/APAC/RAAS).

Evandro também explanou acerca da Programação Físico Orçamentária (FPO), responsável pela programação físico-orçamentária e processamento dos estabelecimentos de saúde próprios e contratados pelos municípios.

“A intenção é deixar claro a importância de alimentar os sistemas de informação, que proporciona ao gestor uma tabela, que entendo ser primordial para a informação em saúde, bem como integrar as bases de dados dos sistemas SIA e SIH/SUS”, pontuou a referência técnica.

A coordenadora da Regulação, Fernanda Rabelo Evangelista Gomes, ressaltou que “o evento foi pensado para garantir a fidedignidade de bancos de dados, assim como conhecer as dificuldades dos técnicos para elaboração de novas estratégias para o ano de 2022”, disse.

Por Regional de Saúde de Pirapora

Enviar para impressão