A partir desta quinta-feira (25/11), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina inicia a distribuição de 10.640 testes diagnósticos rápidos da covid-19 para os 15 municípios de sua área de abrangência. Essa remessa é decorrente da atualização do Programa Diagnosticar para Cuidar do Ministério da Saúde (MS).

Crédito: Gerência Regional de Saúde de Leopoldina

O objetivo do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 é expandir o diagnóstico da doença por meio do teste rápido de antígeno, além de incluir a testagem de indivíduos assintomáticos na Ação Testa Brasil. O principal benefício dessa ação é monitorar a situação epidemiológica e direcionar ações para a contenção da pandemia no território nacional. As diretrizes para a atualização do Plano de Testagem Covid-19 estão definidas na Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.598, de 8 de novembro de 2021.

Ana Cláudia Lopes Marques, referência técnica da GRS-Leopoldina em covid-19, destacou a importância dos testes: “A expansão da estratégia de testagem é de extrema importância, tendo em vista o avanço da vacinação, para que se conheça o comportamento da doença e seja possível a adoção de medidas de controle adequadas para evitar o avanço da pandemia”.

Por Gerência Regional de Saúde de Leopoldina