Tendo em vista o papel da Assistência Farmacêutica na estrutura operacional das Redes de Atenção à Saúde, de forma especial na Atenção Primária à Saúde (APS), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora realizou, na última segunda-feira (22/11), o I Seminário: “A Integração da Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde”.

O seminário foi idealizado com objetivo de fortalecer o papel da Assistência Farmacêutica na estrutura operacional das Redes de Atenção à Saúde, sendo ela também um ponto de apoio essencial na resolutividade assistencial, resultando em melhores respostas aos usuários.

O evento contou com a participação de médicos e enfermeiros das equipes de Saúde da Família, farmacêuticos municipais e representantes da Vigilância em Saúde, dos municípios que compõem a microrregião de Pirapora, bem como as referências técnicas da GRS-Pirapora.

A coordenadora da Assistência Farmacêutica da GRS, Giovana Gonçalves, destacou que a proposta do seminário foi instrumentalizar os profissionais da Atenção Básica e Assistência Farmacêutica sobre a importância da integração para acesso oportuno aos medicamentos pelos usuários do SUS.  “A integração da Assistência Farmacêutica com a Atenção Primária à Saúde é essencial para a efetivação das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como a ampliação do acesso aos medicamentos, visto que a APS é a principal porta de entrada no SUS”, concluiu a coordenadora.

Para Patrícia Magalhães, referência técnica de APS da GRS, “o seminário também foi importante para demonstrar aos profissionais da Atenção Primária que o ciclo logístico dos medicamentos, como a programação de compra, deve ocorrer de forma ascendente e deve partir do perfil epidemiológico e situação de adoecimento das pessoas vinculadas nos territórios das equipes”, disse.

A gerente regional de Saúde de Pirapora, Maria Candida Fiuza Costa Queiroz, chamou atenção para a importância deste seminário, haja visto que um dos maiores desafios dos gestores é fazer com que os profissionais conheçam efetivamente o rol dos medicamentos e protocolos clínicos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como que façam a utilização deles. Ainda observa que “a integração entre a Atenção Primária e a Assistência Farmacêutica deve ir além da dispensação de medicamentos, pois esta integração visa a integralidade do cuidado do paciente”, conclui.

Por Regional de Saúde de Pirapora