Entre os dias 22 e 24/11, foi realizada a I Jornada Cataguasense em Medicina da Família e Comunidade, no Sindicato dos trabalhadores da indústria de energia elétrica de Cataguases. O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde do município e programado com palestras e apresentações de relatos de experiências exitosas no município.

Crédito: Marcelo Lopes

Na solenidade de abertura, compareceram o prefeito, José Henriques; o secretário municipal de Saúde, Ricardo Mattos; o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira; e o presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, Joseph Freire. Todos elogiaram e manifestaram sobre a importância da iniciativa para os profissionais e para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS).

Além dos profissionais da saúde de Cataguases, outros municípios da microrregião Leopoldina/Cataguases também prestigiaram a jornada, como: Santana de Cataguases, Dona Euzébia, Leopoldina, Itamarati de Minas e Astolfo Dutra, assim como a GRS-Leopoldina.

Os temas abordados abrangeram várias redes de Atenção a Saúde, cujo centro ordenador é a APS. Dentre eles, citam-se: saúde mental, saúde do homem, saúde da mulher, equidade, saúde bucal em gestantes, bem como financiamento da APS, controle ao tabagismo, papel do agente comunitário de saúde e integração entre a Vigilância em Saúde e a APS. O evento foi encerrado com um ciclo de debates intitulado: “O Cuidado Integral dentro da Rede de Atenção à Saúde”.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Mattos, declarou sua satisfação com os resultados da iniciativa: “O evento foi de grande importância para o fortalecimento e destaque da Atenção Primária à Saúde. A alta adesão dos servidores e a apresentação de experiências exitosas fez com que o intercâmbio de informações e conhecimentos ficasse elevado. Ao longo dos três dias foram mais de 180 pessoas que participaram, demonstrando, assim, que a jornada impactará nas ações e serviços da atenção básica de forma muito positiva. ”

Por Superintendência Regional de Saúde de Leopoldina