Para pactuar o fluxo de acesso da população da microrregião de Ubá em serviços de oftalmologia de alta complexidade, foi realizada reunião entre Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município na última quarta-feira, 20. Desde 2018, o Hospital Santa Isabel, de Ubá, é habilitado para atendimento aos 20 municípios em consultas oftalmológicas, diagnóstico, terapias, cirurgias e acompanhamento de agravos do aparelho da visão em alta complexidade.

Divulgação

Ainda com objetivo de desenhar a Rede de Atenção em Oftalmologia, a URS Ubá enviou um formulário para identificar as demandas reprimidas que os municípios têm, e que podem ser contempladas neste momento de planejamento. “Temos uma procura muito grande por atendimento em oftalmologia, porém, ainda não tínhamos pactuado a carteira de serviços ofertada pelo prestador, bem como um alinhamento atualizado do fluxo para que as pessoas das outras cidades tenham mais facilidade neste atendimento”, disse Elis de Oliveira Mattos, coordenadora da Atenção à Saúde da URS Ubá.

Também foram discutidas as demandas judiciais que os municípios têm recebido, solicitando serviços de alta complexidade em oftalmologia, e como o novo desenho da rede pode suprir as carências apresentadas. “A regulação é feita pela SMS Ubá, que é o gestor da sede, e então contribuímos para que haja uma aproximação com as necessidades apresentadas pelos outros municípios, principalmente as requeridas por via judicial, o que se constitui em um grande desafio para gerir os recursos públicos”, disse Fabiana Érica de Souza, coordenadora da Regulação da URS Ubá.

Este estudo, em conjunto, vai gerar dados técnicos quanto ao diagnóstico do território, estabelecer uma carteira de serviços e pactuar o fluxo de acesso na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) macrorregional. “Importante essa reunião de alinhamento, discussão e avaliação da rede de oftalmologia de nossa região, a qual a finalidade é a ampliação da oferta existente, com busca na integralidade e resolutividade dos atendimentos prestados pela unidade habilitada”, comentou João Paulo da Silva, gerente de Planejamento e Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá.

A URS Ubá também se prontificou a agendar uma reunião com a equipe de atenção especializada do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para esclarecimentos de dúvidas e apresentação dos dados obtidos por meio das análises em andamento, com possível fluxo proposto construído para ratificação. “Nosso intuito é convidar os técnicos do nível central para visita técnica ao prestador, bem como analisarmos os vazios assistenciais como o transplante de córnea, o implante intra-estromal (anel de ferrara) e acesso a órteses e próteses. O objetivo é fomentar uma rede assistencial e fluxo de acesso estaduais a estas demandas”, finalizou Franklin Leandro Neto, diretor da URS Ubá.

Por Keila Siqueira de Lima

Enviar para impressão