A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora promoveu, na sexta-feira 15, um momento de reflexão sobre o Outubro Rosa entre os servidores da Unidade, com abordagem do tema “Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero”. A roda de conversa foi realizada pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Regional.

Divulgação

O mês de outubro é emblemático nesta luta, tendo em vista o grave problema de saúde pública que essas doenças representam. Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 2020 ocorreram 1.762 óbitos de mulheres em Minas Gerais por neoplasia de mama, sendo a 1º causa de morte por câncer em mulheres; e em 2019 ocorreram 452 óbitos, sendo a 6º causa de morte por câncer no estado.

O evento contou com a participação dos servidores da GRS Pirapora e foi conduzido pela enfermeira coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Sabrina Rocha Martins de Oliveira, do município de Pirapora. “É extremamente importante que todas as mulheres se cuidem, conheçam seu corpo e fiquem atentas aos sinais e sintomas para prevenção e combate ao câncer.  Homens também devem se atentar, pois embora seja raro, o câncer de mama acomete 1% do total de casos da doença, segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, ressalta a enfermeira.

De acordo com o Inca, a estimativa do para o triênio 2020-2022 é a ocorrência de 8.250 casos novos de câncer de mama e 1.270 casos novos de câncer do colo de útero em mulheres mineiras.

Por Gerência Regional de Saúde de Pirapora

Enviar para impressão