O superintendente regional de Saúde de Uberaba, Eurípedes Turati Leitão, visitou o município de Iturama, polo da microrregião de Frutal/Iturama, na última terça-feira 19/10, a fim de conhecer os serviços de saúde e alinhar questões de financiamento e credenciamento de serviços do município junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Divulgação

A reunião foi no gabinete do prefeito, Cláudio Tomaz de Freitas, e contou também com a presença do secretário municipal de saúde, Rogério Ribeiro, o secretário de governo, Tércio José, o procurador geral, Ronaldo Filho e o assessor do secretário de saúde, Nei Barbosa. Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems Regional), a secretária de Saúde de Conceição das Alagoas, Josiane Mendes, e representando o município de Uberaba, a diretora de planejamento estratégico, Simone da Mata e a secretária adjunta, Valdilene Rocha.

Na reunião, foi discutida a possibilidade de credenciamento do serviço de tomografia prestado pelo município e também a participação do mesmo no financiamento do Hospital Regional José Alencar (HR), que dá suporte em média complexidade à microrregião de Frutal/Iturama e, atualmente, é o hospital de referência SRAG para covid-19. Também foram falados os benefícios do Consórcio Intermunicipal de Saúde e as melhorias no financiamento e organização dos serviços hospitalares promovidas pelo programa estadual Valora Minas.

O superintendente, Eurípedes, explica que o objetivo da reunião foi padronizar a oferta de serviços na macrorregião Triângulo Sul por meio do fortalecimento das cidades polo de micro, visando melhorar a regulação do acesso e dar mais agilidade no atendimento à população. Segundo ele, “ficou acordado que Iturama realize um levantamento do atual vazio assistencial para alinhar ofertas e demandas junto ao HR”.

O superintendente também visitou as dependências do Hospital Delfina Alves Barbosa (Hospital do Povo) e o Centro de Imagens, em anexo do hospital, onde são realizados os serviços de imagem. Também já foi realizada reunião com o município de Frutal e, no início de novembro, deve ocorrer em Araxá.

Por Sara Braga