ESP-MG promoveu webinário sobre o fortalecimento da atenção psicossocial nas redes de saúde mental | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Diretoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, realizou nessa quinta-feira, 13/05, às 15h, o webinário: “Atenção psicossocial nas redes de saúde mental: razões para fortalecê-la”.

Este webinário faz parte de uma série composta por três encontros, que têm como objetivo apresentar temáticas de relevância para o campo da saúde mental e que dialoguem com a experiência de supervisão clínico-institucional, desenvolvida em diferentes municípios de Minas Gerais. 

A transmissão foi feita pelo Canal da Escola no Youtube:
e está disponível em: youtube.com/escolasaudepublicamg

Participaram da abertura do webinário, o coordenador de política, planejamento e gestão da ESP-MG, Lucas Castro, representando a diretoria da Escola. Ele destacou a importância da discussão da temática e agradeceu a todos os profissionais envolvidos na realização do evento.  Já a diretora de saúde mental, álcool e outras drogas da SES-MG, Lírica Mattos ressaltou a parceria entre a ESP e a SES e reforçou a necessidade do fortalecimento da atenção psicossocial e a supervisão clínico institucional, que são elementos estratégicos  para qualificar  a assistência em saúde mental.

A trabalhadora da Coordenação de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (CPPGS) da ESP-MG, Alessandra Rios, pontuou que o trabalho na rede de atenção psicossocial é feito por muitas mãos, sempre na lógica de estimular a luta antimanicomial, marcada por um cuidado em liberdade, de respeito, de dignidade e cidadania.

Debates

Estiveram na mesa de debate, o ex- usuário do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II de Janaúba, Orlando Costa Silva; a Assistente Social e Coordenadora dos Serviços Residenciais Terapêuticos de Barbacena, Leandra Mara de Vilhena Melo Vidal e a Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (UFRJ), Maria Cristina Ventura Couto. A mediação foi feita pelo trabalhador da ESP-MG e Coordenador clínico da RAPS de Brumadinho, Rodrigo Chaves Nogueira.

Orlando Silva fez um relato sobre sua trajetória, enquanto ex- usuário do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da cidade da Janaúba, no norte de Minas.  Ele contou que na década de 1980 teve uma crise e foi encaminhado para o hospital da região e depois para o CAPS. Passou algum tempo internado e posteriormente foi usuário do CAPS, mas que agora está conseguindo seguir sua vida da melhor forma possível e sem a necessidade de medicamentos. Ele enfatizou a importância de todos os profissionais do CAPS que ofereceram muito acolhimento a ele e que o trataram sempre com muito respeito. Ele também salientou que fez a diferença ter o apoio da família e que também conduziu seu tratamento de forma adequada durante todo o tempo.

A Coordenadora dos Serviços Residenciais Terapêuticos de Barbacena, Leandra Vidal, falou da experiência da desospitalização dos pacientes e da necessidade do acolhimento.  Em diálogo com a fala de Orlando, ela destacou que é fundamental que o paciente se envolva com seu tratamento “se não faz sentido para o paciente, se não tem o alcance para ele, ele não irá compreender. Por isso é importante uma relação de parceria. De uma horizontalidade na relação entre o profissional de saúde e o paciente”, explicou.

A Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (UFRJ), Maria Cristina Ventura Couto, Cristina Ventura, fechou as apresentações destacando que a atenção psicossocial representou uma verdadeira revolução clínica na forma de se construir os sentidos para a loucura.  Ela também falou sobre três fundamentos, que precisam ser sempre retomados para se olhar para o paciente, quando se parte de uma perspectiva da atenção psicossocial: o território, a rede e o cotidiano.

Próximos webinários
Os próximos encontros acontecerão nos meses de junho e julho. Confira abaixo as datas e temas:
10/06/21: Supervisão clínico-institucional: proposições para as RAPS de Minas.
08/07/21: Supervisão clínico-institucional: compartilhando experiências das RAPS de Minas.

Por Vívian Campos