Vacinação contra covid-19 ganha reforço de mais 57 mil doses no Norte de Minas | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A macrorregião Norte, composta por 86 municípios, recebeu nesta terça-feira, 11, nova remessa de 57.050 doses de vacinas contra a covid-19. O transporte das vacinas até o aeroporto de Montes Claros foi feito em aeronave do Governo do Estado e na quarta-feira, 12, foram repassadas às secretarias municipais de Saúde.

Crédito: Pedro Ricardo

Toda a carga de 8.800 doses de vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, será utilizada para a aplicação da segunda dose em pessoas com idade entre 60 a 69 anos. Outras 48.250 doses da vacina AstraZeneca/Universidade de Oxford serão destinadas ao término da imunização de trabalhadores da saúde; pessoas com idade entre 85 a 89 anos; 60% de povos quilombolas e 100% de populações ribeirinhas. Parte dessas vacinas também será utilizada na aplicação da segunda dose em pessoas com idade entre 65 a 69 anos.

Para 54 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros foram entregues 34.750 doses de vacinas, sendo 6.200 doses da Coronavac e 28.550 doses da AstraZeneca/Universidade de Oxford.

Para 25 municípios que compõem a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou 17.900 doses de vacinas. Já, sete municípios que integram a área de jurisdição da GRS de Pirapora receberam 4.400 doses de imunizantes.

Com a nova remessa de vacinas entregues na terça-feira, a macrorregião Norte contabiliza o recebimento de 608.176 doses de imunizantes já repassados aos municípios.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta que “é necessário que as secretarias municipais de Saúde sigam rigorosamente o cronograma de trabalho definido nas notas técnicas publicadas pelo Ministério da Saúde. O objetivo é garantir que a cobertura do esquema vacinal ocorra no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina CoronaVac e 12 semanas para as doses da AstraZeneca”.

Agna Menezes lembra ainda que a vacinação contra a covid-19 está coincidindo com a campanha de imunização contra a gripe. “Por isso, considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde (MS) não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação repassada às secretarias municipais de Saúde é a de que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a covid-19, deverão priorizar a dose contra o novo coronavírus. Na oportunidade as pessoas deverão agendar a vacinação contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias”, conclui a coordenadora.

Vacinômetro

Até a manhã da terça-feira, 11, dados contabilizados pela SES-MG, por meio da plataforma informatizada vacinômetro, revelam que aumentou para 272.028 pessoas residentes na macro Norte que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 135.519 pessoas concluíram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.

Nos 853 municípios do estado, o vacinômetro aponta que 3.733.701 pessoas já tomaram a primeira dose de vacina contra a covid-19 e 1.900.448, a segunda dose.

Por Pedro Ricardo