SES-MG moderniza rede de frio e assistência farmacêutica do Norte de Minas | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu sexta-feira, 7, a instalação de 15 novas câmaras de refrigeração para armazenamento de medicamentos que são disponibilizados à população de 54 municípios, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento viabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) objetiva modernizar a estrutura da assistência farmacêutica e, ao mesmo tempo, ampliar a capacidade de armazenamento de medicamentos que precisam ser mantidos sob refrigeração.

“Com os novos equipamentos, a Superintendência Regional de Saúde além de ampliar a sua capacidade de armazenamento, viabiliza que o uso de câmaras frias mais modernas proporcione maior segurança para mantermos os medicamentos em condições apropriadas para distribuição e uso por parte dos usuários do SUS”, ressalta a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques.

Créditos: Pedro Ricardo

A coordenadora de assistência farmacêutica da SRS, Cynthia Antunes Barbosa, entende que “o investimento da SES constitui uma importante iniciativa, visto que mensalmente são realizadas mais de cinco mil dispensações de medicamentos a usuários do SUS residentes nos 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência”.

Após a instalação das câmaras de refrigeração, profissionais da empresa que presta assistência técnica para a indústria fornecedora dos equipamentos ministraram treinamento para os servidores da assistência farmacêutica da SRS, incluindo a utilização de software de gestão e monitoramento das câmaras em tempo real e por sistema informatizado.

Municípios

Além da modernização da estrutura da assistência farmacêutica da SRS, a SES-MG também já iniciou a entrega de 81 câmaras refrigeradas para 66 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas. O investimento e a distribuição das câmaras, com capacidades variando entre 200 e 400 litros, está previsto nas resoluções 2.975 e 3.207 publicadas em agosto de 2019 e 2020. O objetivo é aprimorar a rede de frio dos municípios em relação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A distribuição das câmaras está baseada em levantamento das necessidades apresentadas pelos municípios com população menor ou igual a 100 mil habitantes. Os municípios que integram as áreas de atuação da SRS de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora contemplados com o recebimento dos equipamentos são: Glaucilândia; Guaraciama; Itacambira; Japonvar; Lagoa dos Patos; Montalvânia; Montezuma; Pintópolis; Ponto Chique; São João da Lagoa; São Romão; Várzea da Palma; Gameleiras; Cristália; Juvenília; Lontra; Olhos D´Água; Vargem Grande do Rio Pardo; Cônego Marinho; Ibiaí; Ibiracatu; Mamonas; São Francisco; Varzelândia; Claro dos Poções; Bocaiúva; Curral de Dentro; Monte Azul; Urucuia; São João do Paraíso; Santo Antônio do Retiro; Januária; Mirabela; Salinas; Brasília de Minas; Capitão Enéas; Luislândia; Miravânia; Patis; Porteirinha; Ubaí; Grão Mogol; Padre Carvalho; Catuti; São João da Ponte; Pai Pedro; Coração de Jesus; Lassance; Botumirim; Santa Cruz de Salinas; Novorizonte; Manga; Fruta de Leite; Riacho dos Machados; Nova Porteirinha; Buritizeiro; Itacarambi; São João das Missões; Mato Verde; Pirapora; Espinosa; Berizal; Jaíba; Janaúba; Rubelita e Verdelândia.

Por Pedro Ricardo