Os servidores da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS/ Barbacena) participaram da realização do teste rápido (inquérito sorológico), por meio de punção digital, nessa quinta-feira (22/10), na sede da regional para avaliar e detectar a possível prevalência de anticorpos contra o novo Coronavírus, causador da doença covid-19. Os testes foram enviados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Crédito: Priscila Rezende

Segundo a superintendente da regional, Hérica Vieira Santos, o inquérito sorológico é uma iniciativa SES-MG para obter informações sobre a circulação do novo Coronavírus entre os profissionais das Unidades Regionais de Saúde. “Aqui na SRS/ Barbacena, a coordenação de Vigilância em Saúde organizou o processo de trabalho para executarmos o inquérito de forma segura e tranquila. O teste trará benefício coletivo, uma vez que os dados obtidos poderão nortear a gestão local e aprimorar ações de controle da pandemia da covid-19 na regional, além de colaborar para estudos sobre o tema”, explicou a superintendente.

A ação foi voluntária aos profissionais da SRS/ Barbacena; o teste rápido é licenciado pela Anvisa e tem resultado em 15 minutos. Os resultados dessa pesquisa são reportados às autoridades de saúde para que as medidas de controle da pandemia possam ser aprimoradas em Minas Gerais.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão