O plano de ação de enfrentamento da covid-19, discutido em conjunto com os municípios da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (SRS/ Alfenas), tem como um dos eixos a educação permanente em saúde. Essa estratégia busca a reflexão das práticas do trabalho, faz com que os profissionais repensem suas condutas, busquem a melhora no atendimento e proporciona uma maior interação entre a equipe. Nesse sentido, A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS/ Alfenas abordou a Atenção à Saúde Bucal da Gestante com os profissionais da atenção primária (cirurgiões-dentistas e enfermeiras), por meio de duas capacitações virtuais, realizadas no início deste mês, nos dias 2 e 9/10.

O enfoque dessa iniciativa foi para alertar os profissionais sobre a importância de se dar atenção a saúde bucal das gestantes e puérperas. “No período da gestação é muito importante que as mulheres tenham cuidados extras com a boca porque problemas dentais podem causar partos prematuros, entre outros agravos”, alertou a professora da Faculdade de Odontologia da UNIFAL/MG, Daniela Silva Barroso de Oliveira.

Crédito: Regional de Saúde de Alfenas

Os municípios da SRS Alfenas se organizaram para elaborar um roteiro de teleorientação/ telemonitoramento de saúde bucal direcionado às gestantes e puérperas, sendo que a orientação é o cirurgião-dentista realizar o contato telefônico a cada trimestre com a paciente. Se o profissional identificar remotamente alguma sintomatologia que possa prejudicar a gestante e/ou o bebê, é agendada uma consulta presencial para o exame clínico e, se necessário, a intervenção odontológica seguindo todo o cuidado com os protocolos sanitários.

“Foi preciso repensar a oferta dos serviços de saúde associada ao uso de ferramentas tecnológicas e metodologias de abordagem diferentes do habitual para garantir o acompanhamento e a manutenção da saúde das gestantes no período pandêmico. Mesmo com essa organização entre a equipe de saúde bucal é urgente e necessário educar a população e outras categorias profissionais sobre a necessidade da ida ao dentista durante a gestação, incentivando a autonomia das mulheres em procurar o cuidado e desmistificando as questões relacionadas ao atendimento odontológico durante esse período. Por isso, ações como essa de educação permanente são importantes tanto para as equipes de saúde bucal quanto para outras categorias profissionais”, explicou a referência técnica em saúde bucal da SRS Alfenas, Heron Ataíde Martins.

Ao final da capacitação, por meio do Google Formulários, os participantes avaliaram as capacitações realizadas e sugeriram os assuntos a serem discutidos, em outras videoconferências. “Esse processo de feedback dos profissionais e/ou coordenadores após os encontros tem sido muito valioso, em um dos relatos, o participante avaliou o tema como muito interessante e também que foi bem muito bem apresentado pela professora, atualizando conhecimentos e quebrando tabus em relação aos atendimentos às gestantes”, pontuou Heron.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Enviar para impressão