A Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas (SRS/ PM) realizou oficinas de alinhamento e atualização do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses 2020/2021, nos dias 14, 15 e 16/10. As oficinas oportunizaram, para a equipe regional e municipal, um trabalho de maior aproximação, articulação e compartilhamento entre os técnicos que referenciam os quatro eixos estabelecidos para o planejamento das ações: Assistência, Gestão, Vigilância e Comunicação em Saúde.

Crédito: Maria Teresa Xavier

Cada microrregião da SRS/ PM (João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo) participou em um dos dias das oficinas virtuais com as referências técnicas municipais. A programação das videoconferências perdurou pelo período da manhã e da tarde e contou com a apresentação dos setores da Vigilância, da Atenção Primária, da Assistência Farmacêutica e da Comunicação e Mobilização Social.

A coordenadora da vigilância em saúde de Patos de Minas, Alaídes Corrêa, ressalta que o Plano Municipal de Contingência das Arboviroses tem por objetivo planejar, organizar e desenvolver ações e serviços em saúde para o enfrentamento de possíveis epidemias nos territórios, no período da sazonalidade compreendido entre os meses de dezembro/2020 a maio/2021. “Considerando que as arboviroses: dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e febre amarela, constituem uma emergência em saúde pública, reafirma a importância da elaboração e atualização anual do Plano de Contingência”, conclui a coordenadora.

O coordenador da educação permanente em saúde e referência técnica em mobilização social do município de São Gotardo, Maycon Igor dos Santos, afirma que as oficinas são de “suma importância para as referências técnicas, seja na elaboração dos planos municipais ou na tomada de decisões do cotidiano”. Ele ainda completa que “através delas todos os setores recebem de forma equânime os direcionamentos para melhoria e potencialização das ações entre vigilância e demais atores da rede de atenção à saúde”.

Após as oficinas, a atualização do Plano Municipal de Contingências das Arboviroses segue várias etapas pré-estabelecidas e deverão ser apresentados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) microrregional.

Por Maria Teresa Xavier

Enviar para impressão