Nos dias 16 e 19/10, a Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS/ Varginha) realizou testagem para covid-19 nos servidores do órgão, que se interessaram. Ao todo 63 servidores da saúde foram testados no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas, pelos acadêmicos de Biomedicina do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), que voluntariamente se habilitaram para participar desse procedimento e realizar essa parceria com a equipe da SRS/ Varginha.

Crédito: Tânia Corrêa

A iniciativa partiu de uma estratégia estadual denominada “Inquérito de Prevalência Covid-19 nos Profissionais das Regionais de Saúde”, que visou analisar a prevalência de anticorpos contra SARS-CoV-2 nos profissionais das Regionais de Saúde do Estado e avaliar a circulação do vírus em indivíduos assintomáticos.

Os testes foram realizados mediante assinatura de Termo de Consentimento pelo servidor, relatórios de participação e preenchimento de questionário específico. Os documentos relativos aos testes realizados serão enviados e ficarão sob a guarda da Coordenação Estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância (CELP), que analisará os dados. Eles serão divulgados em um relatório com análise dos dados demográficos e de exposição de todos os participantes, de forma geral e não individualizada.

O quantitativo de testes recebido, por regional de saúde, foi definido de acordo com o número de profissionais consultado na lista da Superintendência de Gestão de Pessoas do mês de julho deste ano.

Por Tânia Corrêa