A inteligência artificial (IA) já é uma realidade na Fundação Ezequiel Dias (Funed) no Governo de Minas Gerais.  Por meio de algoritmos e aprendizado de máquina para a classificação molecular de pacientes oncológicos, a OncoTag, uma das startups nascida na instituição, oferece soluções de inteligência artificial aos profissionais de saúde para que possam tomar as melhores decisões clínicas no tratamento de pacientes oncológicos. E quem vai compartilhar essa experiência, é a sócio fundadora da OncoTag, Luciana Silva na live Inteligência Artificial na Classificação de Tumores Humanos, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Funed, transmitida às 10h, no dia 22/10, pelo canal do Youtube da Funed.

Crédito: Divulgação Funed

“O primeiro exame molecular que nasceu na Fundação usando a inteligência artificial foi para a identificação genética do câncer de ovário – o OvarianTag”, conta Luciana Silva, que também é chefe do Serviço de Biologia Celular da Funed.  Segundo Luciana, o volume de dados biológicos que se tem acesso é cada vez maior a cada ano, “a bioinformática utiliza uma série de instrumentos e plataformas atreladas a métodos computacionais e matemáticos para analisar e compreender os dados biológicos gerados. A partir desse grande volume de dados analisados, é possível encontrar repostas para novas estratégias de diagnóstico, prognóstico e cura de diversas doenças” explica a pesquisadora sobre a importância e aplicação da inteligência artificial na área da saúde.

Sobre a palestrante

Luciana Silva é doutora em Biologia Celular, com mestrado em Ciências Técnicas Nucleares e graduação em biologia. Além de pesquisadora, é chefe do Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e sócia fundadora da startup OncoTag. É também professora no mestrado em Biotecnologia da Funed. Participa de ações para divulgação e popularização da ciência, sendo pesquisadora colaboradora do programa Funed na Escola e do perfil Mundo das Células do Instagram.

O evento é voltado para crianças, jovens, estudantes de graduação em áreas da saúde e a comunidade em geral.

Serviço:

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Funed

Live Inteligência Artificial na Classificação de Tumores Humanos com Luciana Silva

Data: 22/10

Canal do Youtube da Funed