Nesta sexta-feira (18/09), o Comitê Covid-19 Macro Centro-Sul realizou uma videoconferência com os prefeitos e gestores municipais de saúde da macro para tratar dos alinhamentos periódicos e das atualizações referentes ao Plano Minas Consciente. Na ocasião, foram apresentados o cenário de saúde da macrorregião; informes epidemiológicos; assistenciais e monitoramento de estoque de medicamentos da região. Também, foi abordada a autorização do Comitê Extraordinário Covid-19 de avanço da Macro Centro-Sul à onda verde do Plano Minas Consciente, realizada após análise semanal da situação da pandemia no estado, segundo a última reunião do comitê extraordinário, ocorrida na última quarta-feira (16/9).

Crédito: Priscila Rezende

Porém, conforme explicado pela superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira, e pela gerente Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Assumpção, houve o consenso entre o comitê e a maioria dos prefeitos de se manter na onda amarela pela próxima semana, como medida de precaução frente à quantidade atual de casos, para evitar o aumento desse número na macrorregião. Dessa forma, busca-se proporcionar um cenário mais seguro para o avanço e possível manutenção da onda verde nas próximas semanas.

“Todo cuidado ainda se faz necessário. Não podemos esmorecer, as medidas cotidianas contribuem de modo efetivo ao enfrentamento da covid-19 e, também, refletem no grau de abertura econômica futura em toda macrorregião. O território vem conquistando, de forma alinhada e conjunta, a redução da disseminação do novo Coronavírus e é nesse propósito que devemos permanecer, possibilitando atenção à saúde de todos”, afirmou a superintendente.

A onda amarela compreende o nível intermediário do plano Minas Consciente, fase em que são permitidas as aberturas de autoescolas, salões de beleza, comércio de eletrodomésticos, papelarias, lojas de roupas e outros. Todas as aberturas devem respeitar os protocolos estipulados pelo Governo de Minas, que incluem padrões de distanciamento social e práticas de higienização.

Novas diretrizes para cursos de saúde

Ainda na reunião realizada, nesta semana, pelo Comitê Extraordinário Covid-19, decidiu-se que, a partir de sábado (19/9), as aulas práticas de todos os cursos de saúde que possuem atendimento direto à população serão consideradas serviços essenciais, podendo retornar às atividades a partir da onda vermelha.

Para mais informações e atualizações, acesse: www.mg.gov.br/minasconsciente

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão