A Regional de Saúde de Leopoldina deu início, na última quarta-feira (17/9), aos trabalhos de construção dos Planos de Contingência de Enfrentamento das Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) em conjunto com os 15 municípios que pertencem área de abrangência da regional. Cada município deverá elaborar seu próprio plano que será construído baseado em quatro eixos de atuação: Vigilância Epidemiológica; Comunicação e Mobilização Social; Assistência e Controle Vetorial. Para cada eixo será realizada uma reunião com os representantes municipais, na qual serão discutidas as ações que deverão ser contempladas no planejamento. O primeiro eixo trabalhado e discutido com os responsáveis pela construção dos planos foi o da Vigilância Epidemiológica.

Crédito: Raul Santana - Acervo Fiocruz

Durante o encontro, realizado por videoconferência, foram apresentados os dados relativos às arboviroses em cada município no ano de 2019, para nortear a tomada de decisões. Foi destacada a importância do uso do diagrama de controle, ferramenta estratégica de vigilância para identificar alertas quanto ao padrão de ocorrência das doenças. Foram apresentadas ações que podem ser executadas de acordo com o nível de incidência das arboviroses em cada município.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Marcela Bella Lopes, destaca a mudança de metodologia na construção do plano: “Diante da experiência observada em anos anteriores, decidimos fazer uma dinâmica diferente com os municípios, neste ano. Disponibilizamos o modelo do Plano de Contingência antes de iniciarmos o primeiro momento da oficina regional, com o objetivo de uma construção conjunta ao longo dos meses de setembro e outubro. A partir daí, em cada oficina os municípios poderão elaborar seus planos e tirar dúvidas, visando que ao final das oficinas os planos já saiam construídos para serem discutidos e encaminhados aos conselhos municipais para aprovação. Com isso, pretendemos que todos os planos estejam na regional para ciência em dezembro”, disse.

Até o final do mês de setembro, serão realizados mais três encontros que irão abordar os demais eixos de atuação para a construção dos Planos de Contingência.

Por Gustavo Santos Ribeiro