Em coletiva virtual desta sexta-feira (18/9), o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, parabenizou o Sistema Único de Saúde (SUS) por aniversário comemorado neste sábado (19/09).

“Se antes já era motivo de comemoração aquilo que o SUS, ainda que com limitações, faz em relação à sociedade dentro dos seus princípios, agora, mais do que nunca, é motivo de comemorarmos o papel brilhante e significativo que o Sistema Único de Saúde desempenhou no combate a essa pandemia”.

Segundo o secretário adjunto, o momento é de reflexão para “pensarmos em uma gestão mais eficiente, mais voltada para os interesses do cidadão mineiro e do brasileiro”. Ele destacou que a data é sinônimo de orgulho para a SES, principalmente em relação a todos que se esforçam para uma prestação de saúde cada vez melhor.

Onda Verde

O secretário adjunto também parabenizou as macrorregiões que estão na onda verde do plano Minas Consciente. Nesta semana, duas novas macrorregiões de Saúde passarão a integrar essa fase mais avançada do programa criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura e responsável da economia no estado.

Além da manutenção das regiões Norte e Triângulo do Sul nesta etapa, as regiões Oeste e Centro-Sul progrediram para a onda verde, depois de 28 dias na onda amarela, graças aos bons índices epidemiológicos. As mudanças foram definidas na última quarta-feira (16/9), em reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, após a análise semanal da situação da pandemia no estado.
Na coletiva virtual, o secretário adjunto destacou que, apesar dos avanços, não é hora de relaxar, e os cuidados e medidas de prevenção contra o vírus devem continuar. “Nós conseguimos manter bons números e estruturar a nossa rede de saúde porque o mineiro foi o principal ator no combate à pandemia e entendeu que era necessária a manutenção dos cuidados”, enfatizou.

Estrutura

Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, Minas Gerais tem 265.185 casos confirmados para o novo coronavírus, 28.174 casos em acompanhamento e 230.437 pessoas recuperadas. Estão confirmados 6.574 óbitos causados pela covid-19.

Durante a coletiva, o secretário adjunto reforçou a importância da estrutura de atendimento de Minas Gerais para que não haja desassistência. Atualmente, estão cadastrados no SUS fácil, em Minas Gerais, 20.919 leitos de enfermaria e 3.902 leitos de UTI.

Por Jornalismo SES-MG