Durante coletiva virtual desta quinta-feira (17/9), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) Douglas Cabido falaram sobre o desempenho apresentado pelo Minas Consciente até o momento.

Carlos Eduardo Amaral destacou que um dos objetivos do plano sempre foi colaborar para a manutenção da capacidade assistencial no estado e também possibilitar uma previsão do momento em que a rede pudesse apresentar uma alta mais expressiva na ocupação de leitos.

“Todos os nossos indicadores nos auxiliam a identificar se a tendência é de desocupação e consequente melhora na capacidade assistencial, ou se seria uma tendência de piora. Quando percebemos uma baixa nesses indicadores, o que sinaliza uma melhora no longo prazo, podemos dar alguns passos no Minas Consciente”, explicou o secretário de Estado de Saúde.

Créditos: Pedro Gontijo / Imprensa MG

O plano conta com três grandes grupos de indicadores: a incidência, que mostra como a doença está hoje, os indicadores da capacidade de atendimento, que sinaliza como estão os dados dos hospitais, e a velocidade de avanço da doença, que permite às equipes técnicas entenderem se a mesma encontra-se em progressão ou em regressão.

Carlos Eduardo Amaral reforçou que, caso se apresente uma piora nos índices avaliados, a Secretaria sinalizará a necessidade de regressão, já que a idéia do plano é justamente orientar as regiões para que cada uma tenha a definição clara quanto ao caminho mais indicado a seguir.

Atualização

O subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Douglas Cabido, apresentou durante a coletiva as atualizações do Minas Consciente.

“Até o momento 636 municípios fizeram adesão ao plano, o que representa 75% das cidades mineiras. E, nesta semana, não tivemos retrocesso de ondas em nenhuma região do estado. Isso mostra que a flexibilização vem tendo um bom ritmo e que os indicadores de saúde vêm permitindo a retomada das atividades econômicas de forma segura”, pontuou Douglas Cabido.

Saiba mais em https://www.mg.gov.br/minasconsciente

Por Jornalismo SES