A Regional de Saúde de Itabira alinhou na segunda-feira (29), a implantação da metodologia de informações sobre os casos de Covid-19 em Minas Gerais, junto aos pontos focais, com a diretora Maria Aparecida de Oliveira e as referências técnicas regionais de vigilância em saúde (epidemiológica e sanitária), regulação, assistência à saúde e assessoria de governança.

A mudança promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Sala de Situação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) visa consolidar e estruturar, entre outros objetivos, o aprimoramento do processo diário de concretização dos dados, alimentando o Painel Covid-19 de Minas Gerais. “A alteração da metodologia de atualização e registro de dados no Painel tem o objetivo de organizar as informações dia a dia e de apresentá-las mais atualizadas, facilitando a visualização da situação e comportamento da doença para todos os serviços de saúde”, explicou Aline Fernandes Martins da Costa, técnica da coordenação de epidemiologia.

O Painel Covid-19 MG irá substituir as planilhas de registro dos dados da doença para otimizar o tempo dos municípios quanto a notificação oportuna dos casos confirmados notificados no território. O Painel é um sistema quantitativo e confere a segurança das informações em menor tempo, além de maior confiabilidade. Segundo a SES-MG, os municípios deverão preencher o Painel Covid-19 MG até às 12 horas, diariamente, inclusive fim de semana e feriados, com o total de casos confirmados de Covid-19 no município, incluindo óbitos, o total de casos recuperados até a data do preenchimento e o total de casos confirmados que precisaram ser internados desde o início da pandemia.

02.07-Darliete

Durante o encontro, foi apresentada a Portaria GM/MS nº 568/20, que autoriza a habilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica para atendimento exclusivo dos pacientes de Covid-19, o número mínimo de leitos a serem habilitados e o valor de custeio diário dos mesmos, e os recursos orçamentários disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Os leitos a serem utilizados nos hospitais para atendimento de pacientes com Covid-19 devem ser cadastrados no sistema SUSfácil para que os pacientes possam ser atendidos e o munícipio/hospitais possam receber pelo atendimento efetuado.

CIB Itabira

Na terça-feira (30/6), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), técnicos regionais e gestores municipais também discutiram a pauta do Painel Covid-19.

Dentre as falas, a necessidade e a importância de todos os municípios alimentarem o Painel Covid-19 até as 12 horas de cada dia para melhorar o controle da doença, foi citada por Clarissa Moreira, que ratificou as precauções a serem tomadas em caso de aumento do número de registros de casos. “As informações em tempo hábil são muito importantes para nos preparar para os momentos mais críticos, em um cenário que se aproxima, com decisões mais acertadas e objetivas. O Painel tornou-se um instrumento de gestão importante assim como todas as nossas ações de controle”, enfatizou Moreira.

A coordenadora regional de Atenção à Saúde, Adriana Procópio, reforçou a importância de os hospitais assumirem o seu papel nesse momento, de acordo com a sua capacidade assistencial e não deixar de acessar o SUSfácil para viabilizar os atendimentos. Os municípios devem preparar a atenção primária para receber os pacientes, monitorar os casos que surgirem e tomarem as providências de encaminhamentos para os hospitais e possível internação em outras unidades de atendimento”, aconselhou a coordenadora.

A gestora de Catas Altas, Maria Tereza Hosken, comentou que embora o cenário da pandemia esteja favorável e tranquilo em toda a região de saúde de Itabira, isto não significa que os municípios tenham que relaxar as medidas de controle, isolamento e prevenção da doença. “Continuando vigilantes e tomando todas as precauções seguras evitaremos que medidas mais duras tenham que ser adotadas. Evitaremos com nossas ações, que haja estrangulamento do sistema com números insuficientes de leitos, pessoas adoecidas e internadas”, ressaltou Hosken.

O coordenador regional de regulação, Maurício Marques, observou que os números de casos de Covid-19 estão aumentando desde a última semana, e que isto é motivo de constantes reuniões e discussões estratégicas mais específicas para o controle da situação. “Os recursos financeiros para o cuidado não são problemas e estão assegurados. O que precisamos é trabalhar conscientemente e organizadamente para controlar a doença e tomar as providências necessárias de efetivo controle dos casos em nossa região”, esclareceu. Mais uma vez Marques ressaltou a importância da habilitação dos leitos de atendimento ao Covid-19, no SUSfácil, para o conforto de todos sobre a utilização e recebimento de recursos para mantê-los.

A secretária de Saúde de Itabira, Rosana Linhares, relatou a situação atual de casos de Covid-19 no município, com o aumento de novas internações e atendimentos. “Estamos suscetíveis em relação ao aumento de casos, visto que regiões de saúde próximas estão vivendo situação grave da doença e da ocupação de leitos em UTI. Com o aumento da circulação de pessoas na cidade, nas ruas, nos comércios, fazendo compras, passeando nas praças, o risco de contágio é iminente. Todos os dias tenho utilizado os canais de mídia para aconselhar a população a se manter em casa, e tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus”, alertou a secretária.

Rosana Linhares, junto com médico Júlio Lage, responsável técnico do SAMU e regulador dos leitos Covid-19 do município, apresentaram aos gestores e técnicos de saúde o desenho de um novo fluxo de encaminhamento dos pacientes suspeitos de Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), para tratamento hospitalar em Itabira, uma proposta do Núcleo Itabirano de Regulação (NIR). Itabira é sede de microrregião e referência ambulatorial e hospitalar para mais de 450 mil habitantes na região.

O NIR estabelece registros obrigatórios, protocolos de sinais vitais do paciente e ficha de encaminhamento médico, enviados por e-mail ou whatsapp pelo município de origem. São dados completos do paciente e impressão diagnóstica, informações de anamnese importantes como: exame físico realizado, exames laboratoriais e de imagem, se houver, a especificação do tratamento iniciado e a justificativa de transferência do paciente para atendimento e/ou internação nos hospitais de Itabira.

A reunião contou com a apresentação de Dayene Morelato, representando a assessoria de governança. Ela apresentou as Notas Técnicas de números 05/20 e 07/20, que dispõem sobre os ajustes dos Planos de Saúde (PS) e da Programação Anual de saúde (PAS) por parte das secretarias municipais de saúde. As notas orientam sobre a necessidade de registro no PS e PAS de ações decorrentes do enfrentamento à pandemia da Covid-19, isto é, situações não previstas nos planos que devem ser incluídas por definição da Coordenação-Geral de Fortalecimento da Gestão dos Instrumentos de Planejamento do SUS e do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde, relativas às metas e ações desenvolvidas nos municípios em virtude da pandemia.

Durante a reunião ainda foram apresentadas as pactuações interfederativas de 2020 de alguns municípios da microrregião, aprovadas por seus respectivos conselhos municipais de saúde.

Por Darliete Martins