O Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está definitivamente pronto para realização dos diagnósticos do coronavírus. A última etapa de conformidade para início dos testes foi cumprida e oficializada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que emitiu parecer formal de concordância com os resultados obtidos pelo LPS de amostras anteriormente já validadas pela própria Funed.

Crédito: Christiano Jilvan

Para alinhamento dos padrões de diagnóstico, foi preciso que a equipe da Unimontes testasse os mesmos materiais já analisados pela fundação. Os dados gerados pelos diagnósticos positivos e negativos para a covid-19 realizados pela equipe do Laboratório da Unimontes apontam 100% de concordância, quando comparados com os resultados do Serviço de Virologia e Riquetsioses (Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças) e do Laboratório de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen) – vinculados à Fundação Ezequiel Dias.

Testagem

Coordenador do laboratório, o professor André Luiz Guimarães explica que o quantitativo de testes/dia será estabelecido pela demanda a ser apresentada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS). Sobre a divulgação dos resultados, há um sistema unificado (Gerenciador de Ambiente Laboratorial/GAL) para o compartilhamento entre as autoridades sanitárias.

Credenciamento

Diante do cenário de pandemia e do aumento da demanda para testes em outras regiões do estado, além da sede da Funed em Belo Horizonte, o Governo de Minas abriu procedimento técnico para o credenciamento de laboratórios públicos e privados para mais diagnósticos da covid-19.

Em abril, o LPS/HUCF-Unimontes foi uma das 13 unidades credenciadas para a realização, em caráter emergencial, dos testes. A partir daí, foi preciso investir na aquisição de equipamentos e de insumos, além da capacitação de pessoal, para cumprir os padrões dos exames.

Por Agência Minas