Foi realizada na última sexta-feira, 29/05, através do Núcleo de Redes da Atenção à Saúde (NRAS), uma webconferência para alinhamento das ações de enfrentamento ao Coronavírus. A reunião foi destinada a instituições hospitalares públicas e privadas, UPAs, Pronto Atendimentos e Atenção Primária à saúde dos municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos).

WhatsApp Image 2020-06-01 at 12.40.19 1

O encontro digital foi promovido para a apresentação do Plano de Contingência das Microrregiões sob a jurisdição da SRS Passos. A Coordenadora do NRAS, Dayana Cristina Garcia Rodrigues, foi a responsável pela exposição do plano onde explicou a forma de funcionamento prevista e sanou dúvidas e questionamentos dos participantes da reunião. Participaram da webconferência as referências do NRAS e a Superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves.

“O plano tem por objetivo a preparação da resposta para enfrentamento da pandemia da COVID-19, com definição de orientações e de pontos de atenção da rede que serão referência para atendimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da COVID-19” destacou Dayana Rodrigues.

Também foi abordada a organização dos Fluxos Assistenciais, os cuidados da manipulação de pacientes suspeitos e ou/confirmados com COVID-19; enfatizando o modelo de fluxo da SES/MG (Fast-track), modelo que reforça a importância do atendimento rápido na unidades de Urgência e Emergência aos pacientes suspeitos de COVID, evitando desta forma a transmissão e propagação viral. A Referência Técnica em Rede de Urgência e Emergência, Amanda Ferreira Queiroz, reforçou a necessidade dos profissionais de Saúde conhecerem os CIDs que são utilizados no SUS-FÁCIL para pacientes suspeitos e/ou confirmados de COVID-19. “Em um momento delicado de pandemia, o conhecimento e utilização das ferramentas de forma precisa salva vidas” finalizou Amanda Queiroz.

Por Karine Costa