Nessa segunda-feira (25/5), a Regional de Saúde de Itabira realizou uma videoconferência com os 11 municípios que compõem a microrregião de saúde de Guanhães com o objetivo de esclarecer e alinhar informações sobre as medidas de flexibilização ou não do isolamento em virtude da pandemia da Covid-1, propostas pelas Deliberações do Comitê Extraordinário COVID-19, de nº 17/20, de 22 de março de 2020, e de nº 39/20, de 20 de abril de 2020. O encontro foi direcionado aso prefeitos, secretários de saúde de municípios da região, representante do Ministério Público da Comarca de Guanhães, além da participação da diretora regional e coordenadores.

P 20200525 155343 BF

Durante a reunião foram abordados temas como o Programa Minas Consciente, elaborado pelo Governo do Estado, que setoriza as atividades econômicas em quatro ondas (verde – serviços essenciais; branca – baixo risco; amarela – médio risco; vermelha – alto risco), que têm o objetivo de orientar a flexibilização do isolamento social para funcionamento de forma progressiva, seguindo os indicadores de capacidade assistencial dos serviços de saúde estabelecidas e a velocidade de propagação da Covid-19 no município e região.

A diretora regional de saúde de Itabira explicou que o Programa Minas Consciente tem o objetivo de orientar os prefeitos e secretários municipais de saúde quanto à adoção de medidas de flexibilização ou não do isolamento e distanciamento social, visando evitar um colapso com a propagação do coronavírus. “Cabe aos municípios aderirem ou não ao Programa, e é muito importante que esta flexibilização leve em consideração a situação epidemiológica e as taxas de ocupação de leitos nos hospitais. A liberação do comércio e do isolamento social causa impacto nos serviços de saúde da macrorregião como um todo e não apenas em um município isolado. Temos que pensar na região para que ninguém seja prejudicado”, atentou.

É importante lembrar que, até o momento, a região de saúde de Guanhães está trabalhando para a construção de medidas de preparação da região para enfrentamento ao novo coronavírus, para isto as secretarias estão providenciando a elaboração do plano de contingência municipal e macrorregional que norteará as ações de todos quanto ao enfrentamento da covid-19 na região.

Ministério Público

O promotor de justiça, Luciano Santiago esclareceu que o Ministério Público não tem a intenção de determinar as medidas que os prefeitos devem adotar em seus municípios quanto à flexibilização ou não do distanciamento e isolamento social, porém lembrou que todos os municípios deverão optar pela adesão ao Programa Minas Consciente ou à Deliberação 17/20, publicada pelo Governo do Estado, e que esta decisão deve ter um olhar especial voltado para a região e, principalmente, para aqueles municípios de menor porte.

“As duas medidas definem normas e orientações a serem seguidas pelos municípios quanto ao enfrentamento à pandemia da covid-19. No país, a situação não está tranquila, por isso, as medidas adotadas pelos prefeitos devem estar alinhadas às decisões nos planos micro e macrorregional, uma vez que uma medida tomada em um município trará reflexos negativos ou positivos para a região ampliada de saúde como um todo”, observou o promotor Santiago.

A prefeita de Guanhães, Dóris Campos Coelho, reforçou que os gestores municipais precisam tomar decisões levando em consideração dados técnicos, “uma vez que é preciso salvar vidas. Para isso, precisamos estar preparados, investir em medidas de prevenção, além de conscientizar a população quanto aos riscos e problemas de saúde causados pelo novo coronavírus. Estamos aguardando a contemplação de leitos e equipamentos, por parte do Governo, para aumentar a nossa capacidade resolutiva de enfrentamento à pandemia”, disse.

Ainda, segundo a prefeita, “ haverá uma economia de quase 60% dos gastos que temos hoje, se formos atendidos em nossas propostas constantes do plano de contingência microrregional, com a agilização dos serviços de saúde e maior eficiência e eficácia em sua execução”, acrescentou.

O prefeito de Dom Jaoquim, Geraldo Adilson Gonçalves, e o secretário de saúde, Huenerson Celestino, sugeriram uma reunião entre os prefeitos e o promotor para resolver a questão do transporte sanitário com equipamentos de UTI para que os pacientes possam viajar estabilizados até o hospital da região mais próximo, em Itabira ou Belo Horizonte. “O que temos hoje é um serviço contratado que tem demorado demais para nos atender nas urgências”, observou.

Já o coordenador de vigilância epidemiológica, Marcelo Motta, falou sobre os casos da covid-19 e abordou informações importantes para ajudar na decisão dos prefeitos. “Um plano ordenado e organizado de abertura econômica do Estado, que possibilite aos gestores municipais tomarem decisões pautadas em dados técnicos, é muito importante para a tomada de decisões consciente alinhada à realidade da macrorregião de saúde”, pontuou.

Onda Branca

A microrregião de saúde de Guanhães, que abrange 9 municípios, evoluiu da onda verde para a onda branca do Programa Minas Consciente. Desta forma, as cidades poderão retomar algumas das atividades econômicas de baixo risco, como o comércio de produtos agrícolas, floriculturas, artigos esportivos, jogos eletrônicos e autoescolas. Esta decisão, definida durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, realizada quarta-feira (6/5), constatou, após análise da evolução da doença no estado e a capacidade de atendimento em cada uma das regiões, que o controle do número de casos de infectados e o índice de ocupação dos leitos nessas localidades está sob controle.

Por Darliéte Martins