A Escola de Saúde Pública do Estado Minas Gerais (ESP-MG), instituição de ensino e pesquisa responsável pela qualificação dos trabalhadores da Saúde Pública no Estado, abre inscrições para o novo curso na modalidade Educação a Distancia (EaD): ACS no enfrentamento da COVID-19. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuantes em Minas Gerais podem se inscrever a partir de hoje, 25/05, até o dia 07/06/2020.

O curso, ofertado por meio da Assessoria de Educação a Distancia e desenvolvido junto à Coordenação de Educação e Trabalho em Saúde, será totalmente realizado no ambiente virtual de aprendizagem da instituição, no formato autoinstrucional (sem tutor) com certificação para os alunos que concluírem os conteúdos.

A ação, direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde, tem como objetivo qualificar estes profissionais para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, e seus desdobramentos, na atenção à saúde nos municípios. Os ACS são o elo entre a população e os serviços de saúde, por isso, devem estar capacitados para atuar nesse novo contexto de saúde pública.

A diretora-geral da ESP-MG, Lenira Maia, reforça a importância do curso para o Sistema Estadual de Saúde: “Esta é uma formação fundamental e que reafirma o papel e a missão institucional da Escola. Os ACS’s são o primeiro contato da população com o Sistema. Eles representam, de modo inequívoco, a capilarização do SUS”, disse. Lenira também destaca a importância da Atenção Primária (APS) no atual cenário: “Uma APS fortalecida, com ACS qualificados, reduz a pressão sobre os demais pontos da rede, especialmente sobre a atenção hospitalar, o que, neste momento de Pandemia, é imprescindível”, destaca.

Serão disponibilizadas, inicialmente, 1.000 vagas, preenchidas pela ordem de chegada das inscrições válidas. Podem se inscrever para o curso os trabalhadores que atuam ou já atuaram como Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desde que atendam aos seguintes requisitos:

  • Possuir experiência ou atuar como Agente Comunitário de Saúde;
  • Possuir conhecimento básico na utilização de internet;
  • Trabalhar ou residir no Estado de Minas Gerais.

O curso terá carga horária de 30 horas com os seguintes conteúdos organizados por módulos: 1 - O que é COVID-19? Como é transmitida? Como se manifesta?; 2 - Como prevenir a transmissão e a propagação da COVID-19; 3 - Como orientar a população sobre as medidas de prevenção? Que estratégias de comunicação podem ser utilizadas?; 4 - Como a unidade básica de saúde pode se (re)organizar no contexto da pandemia da COVID-19;  e 5 - Como você pode proteger sua saúde durante o exercício do seu trabalho em tempos de pandemia da COVID-19.

Os candidatos poderão se inscrever até dia 07/06/2020 por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico disponível no site da ESP-MG: www.esp.mg.gov.br ou pelo link: https://bit.ly/3eiN3fm

O início do curso, para primeiras turmas, está previsto para o dia 09 de junho de 2020.

Por ASCOM ESP-MG

Enviar para impressão