Agentes de Controle de Endemias, juntamente com o coordenador e digitador do sistema de informação do município de Itambacuri, participaram nessa segunda-feira (17/2) do primeiro dia de capacitação do Programa de Controle da Dengue e atualização dos sistemas de informação. Promovido pela Regional de Saúde de Teófilo Otoni, o treinamento terá a duração de cinco dias, com abordagens práticas e teóricas.

Edmilson Barbosa de Carvalho

Durante a capacitação serão repassadas orientações sobre a remoção de inservíveis, o uso adequado de praguicidas e a atualização dos registros de localidades (RG’s) no Sistema de Informação (SISLOC), conforme as diretrizes do Programa Estadual de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes (PECDTA).

Segundo a referência técnica no setor de Zoonoses da Regional de Teófilo Otoni, Maryana Prates Rodrigues, o principal foco dessa capacitação é o eixo vetorial, ou seja, as ações realizadas no campo. “O objetivo é preparar os agentes para o enfrentamento às arboviroses, com a finalidade de prevenir e controlar os processos epidêmicos na região”, afirma.

Nas últimas quatro semanas, a Regional de Saúde de Teófilo Otoni registrou 358 casos prováveis de dengue. Em relação à Zika, foi notificado um caso provável e nenhum caso registrado de Febre Chikungunya. Não há registro, até o momento, de óbitos por arboviroses na região.

Por Déborah Ramos Goecking