A Regional de Saúde de Teófilo Otoni, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, e em parceria com o município, está promovendo ações educativas durante as duas semanas que antecedem o carnaval, de forma a conscientizar a população sobre a importância do uso de preservativos nas relações sexuais.

02 2

Segundo Mariane Carlech, referência técnica em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, estão sendo entregues panfletos e preservativos em frente algumas faculdades e bares da cidade.

Nos últimos anos o aumento do número de pessoas infectadas pelo vírus HIV e pela Sífilis tem trazido muitos problemas de saúde pública, inclusive mortes neonatais e fetais. “Isso faz com que intensifiquemos nossas ações numa tentativa de reduzir esse quantitativo em nossa cidade e região”, declara Mariane.

O tema lançado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais para a campanha do carnaval deste ano é “Camisinha. Em qualquer bloco ela veste bem”.

“Da abertura da campanha, que teve início no último dia 10 até o dia de hoje, foram distribuídas 12 mil camisinhas aqui na região”, afirma Mariane. Para a próxima semana estão previstas blitzen educativas nas BR116 e MGC 418.

Por Débora Goeking