Ao precisar de atendimento médico você provavelmente já recebeu uma pulseira colorida após passar por uma triagem. No entanto, talvez nunca tenha se questionado sobre o significado dela. A classificação da urgência no atendimento dos pacientes através das cores é fruto do protocolo de Manchester, criado em 1994.

O protocolo estabelece normas padronizadas sobre a triagem ou classificação de risco, tornando-se uma ferramenta utilizada em todo o mundo para efetuar a construção dos fluxos de pacientes quando a necessidade clínica excede a oferta. O objetivo é assegurar a atenção médica de acordo com o tempo de resposta de acordo com a necessidade do paciente.

Para interligar a rede adotou-se uma linguagem comum a todos os pontos de atenção à saúde (Unidade Básica de Saúde, Unidade Mista, Pronto Atendimento, Pronto Socorro Hospitalar, hospitais gerais e especializados), com critérios que estabelecem o melhor local para atendimento no menor tempo possível.

Minas Gerais foi o primeiro estado do país a adotar a Classificação de Risco no atendimento das Urgências e Emergências pelo SUS, conforme estabelece o Protocolo de Manchester.

A definição, por meio das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul, estabelece o tempo de atendimento máximo para cada situação.

Por Allãn Passos

Enviar para impressão