Com o objetivo de fomentar estratégias para conter a multiplicação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor de arboviroses como dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e febre amarela, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá realizou, no dia 16 de março, uma visita técnica ao município de São Geraldo.

Imagens: Divulgação/SMS São Geraldo

A iniciativa envolveu a reunião de servidores municipais das Secretarias de Saúde, Educação, Obras e Serviços Urbanos, essenciais neste enfrentamento ao cenário de muita alta incidência de casos prováveis de dengue.

Em diálogo com profissionais da Atenção Primária do município, foram alinhadas ações para que os pacientes com sintomas de arboviroses tenham acesso ao tratamento rápido e adequado. Entre outras questões, foi abordada a necessidade de realização da busca ativa de pessoas que apresentam sintomas de alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a fim de que sejam realizadas intervenções imediatas, visando conter a proliferação de vírus.

“Também sugerimos um novo fluxo para entrega dos exames de hemograma, de forma que seja liberado no mesmo dia, pois essa informação é primordial na definição dos cuidados com o paciente. A gestão de São Geraldo foi muito acolhedora e pudemos discutir ajustes importantes para este momento”, contou Aline Lopes Alves, referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da GRS Ubá.

Outro procedimento enfatizado foi sobre a notificação dos casos suspeitos, que deve ser realizada de forma imediata, uma vez que todas as decisões tomadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) são baseadas em dados oficiais cadastrados no Sistema de Agravos de Notificação (Sinan).

O Coordenador de Vigilância em Saúde da GRS, Fábio Vieira Ribas, também participou da visita técnica e ressaltou a atuação dos agentes de endemias, bem como de toda população nas ações de enfrentamento às arboviroses.

“Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, São Geraldo contabilizou 80 casos notificados de dengue, alcançando uma taxa de incidência de 646,94 casos por 100 mil habitantes, o que classifica o município com alto risco na possibilidade de proliferação de doenças transmitidas pelo Aedes. Foi muito positivo ver os gestores municipais de secretarias parceiras neste alinhamento, pois o momento exige a intensificação das ações e a participação deve ser de todos agentes públicos e da população”, disse Fábio.

O Secretário Municipal de Saúde, Felício Rodrigues, acompanhou toda a visita técnica, participando de todas as discussões com servidores municipais da pasta, bem como das outras secretarias presentes. “Fundamental receber apoio qualificado neste cenário, e os servidores da GRS Ubá sempre empenhados em estar no território, prestando o auxílio. É bom receber este olhar de fora da gestão, pois conseguimos visualizar estratégias que podemos aplicar e ajustes que precisam ser feitos. Muito positiva essa vinda”, contou Felício.

Os profissionais da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá têm realizado supervisões técnicas nos municípios, que apresentam as maiores incidências de casos notificados de arboviroses, sendo que em 2023 já foram visitados Antônio Prado de Minas, Eugenópolis, Barão de Monte Alto, Patrocínio de Muriaé Muriaé, Tocantins e São Geraldo.

Por Keila Lima