Na quinta-feira (16/03), o Comitê Regional de Arboviroses da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu uma capacitação sobre manejo clínico em dengue, para médicos de municípios da microrregião de Barbacena.

Ministrada pelo médico infectologista, Herbert Fernandes, a capacitação teve como público-alvo os médicos da Atenção Primária e dos serviços de urgência e emergência como Pronto Atendimento - PA, Pronto Socorro e Unidades de Pronto Atendimento - UPA dos municípios.

Créditos: Priscilla Rezende

“Ressaltamos que estamos vivenciando um surto epidemiológico no Estado e em nossa região de saúde da SRS Barbacena não difere, pois as notificações de casos suspeitos vêm aumentando vertiginosamente e para que haja sucesso no tratamento, o manejo adequado é crucial e quando feito oportunamente evita complicações e óbitos”, explicou a coordenadora de vigilância em saúde da SRS Barbacena, Daniela Siqueira.

Os profissionais dos municípios das microrregiões de Congonhas e Conselheiro Lafaiete, que também fazem parte da região da SRS Barbacena, receberão essa capacitação em data próxima a ser confirmada. E, aos participantes, caberá replicar a capacitação aos demais profissionais médicos de seus municípios.
Segundo o superintendente regional de saúde de Barbacena, Renato Soares, “o atendimento clínico é uma estratégia de extrema importância em uma situação de surto, pois, apesar de a maioria dos casos se converterem em casos leves, o manejo inadequado dos casos e a não aplicação correta do manejo clínico pode levar esses pacientes a um agravamento do quadro, necessitando de internação hospitalar e com alto risco de óbito”, alertou o superintendente.

Por Priscila Rezende