Desde a semana passada (20/1), foi iniciada a imunização contra a covid-19 nos 31 municípios sob a jurisdição da Regional de Saúde de Ubá. Ao todo, foram recebidas 11.920 doses da vacina CoronaVac produzida pelo Instituto Butantan, entregues à regional no dia 19/1, possibilitando a aplicação em 5.963 pessoas do público prioritário, seguindo as diretrizes e os critérios determinados pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). De acordo com o Informe Técnico do MS, recomenda-se iniciar a vacinação pelos profissionais da linha de frente da covid-19; em pessoas com 60 anos ou mais residentes em Instituições de Longa Permanência par Idosos (ILPI); pessoas institucionalizadas que sejam maiores de 18 anos; portadores de deficiência e a população indígena vivendo em terras indígenas demarcadas.

Os municípios de Ubá e Muriaé realizaram um ato simbólico para marcar esse início da vacinação, com presença da imprensa local e transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais das prefeituras.

Crédito: Keila Lima

A técnica de enfermagem, Sônia Maria Lopes, que trabalha na UTI Covid do Hospital Santa Isabel (Ubá), foi umas das primeiras pessoas que recebeu o imunizante: “Este é um dia muito aguardado por todos nós, que temos enfrentado tantas dificuldades no trabalho e em nossas famílias. Eu cheguei a ser contaminada e consegui me recuperar, mas perdi para a covid-19 minha querida mãe e também um tio. Que essa vacina represente uma graça de Deus para toda humanidade”, declarou Sônia de forma emocionada.

Crédito: Keila Lima

O coordenador de vigilância em saúde da regional, Fábio Ribas, explicou que foi liberado para os municípios a metade do quantitativo referente a primeira fase da campanha nacional de imunização: “Seguimos a orientação do nível central da SES-MG para reservarmos em nossa rede de frios os frascos correspondentes a segunda dose, que deve ser aplicada dentro de 14 a 28 dias. O objetivo é ter o controle de que essas primeiras vacinas cheguem ao público prioritário, e que sejam realmente imunizados, pois são necessárias duas doses, para que o paciente tenha imunidade contra a covid-19”, pontuou.

“Proteger os profissionais da Saúde que estão na ponta do enfrentamento da pandemia é uma urgência que está sendo atendida, e contamos com a vigilância 24h da Polícia Militar em nossa sede para garantir a segurança do armazenamento. Aguardamos, com muita esperança, que esse seja apenas o início de uma grande campanha de vacinação, que livre a população desse sofrimento que temos vivido”, comentou a diretora da regional, Aline de Almeida Prado.

Por Keila Lima