A maior operação de vacinação da história de Minas, coordenada pelo Ministério da Saúde (MS) juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foi executada estrategicamente pelas Unidades Regionais de Saúde (URS’s) de Minas e contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e Polícia Cvil (PCMG), o que possibilitou à Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS/Passos) distribuir 100% do primeiro lote das doses da vacina, em tempo recorde, na última quarta-feira (20/1), aos 27 municípios (da área de sua abrangência) em menos de 16 horas após a chegada da aeronave em Passos. Minas Gerais acompanha o Plano Nacional de Imunização e, neste momento, o grupo prioritário estabelecido pelo plano já está sendo vacinado.

Crédito: Enio Modesto

“A vacinação contribuirá para uma redução significativa de casos graves da covid-19, bem como a diminuição da disseminação do vírus, neste primeiro momento. A Sala de Situação da nossa regional, orienta os municípios continuamente, assim como já ocorre em outras campanhas de imunização”, pontuou a superintendente da regional, Kátia Rita Gonçalves.

A referência técnica em imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS/Passos, Sueli Veloso Maia, e o técnico de apoio, Moisés de Paula Ferreira, foram os responsáveis pela organização do material que foi entregue à cada município, trabalho realizado durante a tarde e a noite anteriores ao dia da chegada das doses.

“Ocorreu tudo dentro do programado. Às 12h30min, saiu a última rota de entrega das vacinas”, disse Sueli Veloso acrescentando que após esse trabalho fez uma reunião técnica com os profissionais de imunização dos municípios para orientá-los sobre as normas do MS para a campanha de vacinação contra a covid-19.

A coordenadora do Nuvepi, Márcia Aparecida Silva Viana, destacou o envolvimento dos parceiros convocados para ajudar nesse trabalho de distribuição: Polícia Militar; Prefeitura de Passos e os técnicos do setor de imunização da Regional de Saúde. “A programação que nós fizemos para distribuir a vacina foi rigorosamente seguida”, comentou a coordenadora.

Os veículos municipais que levaram a vacina para as salas de imunização foram escoltados por viaturas da PMMG, em rotas pré-definidas pela superintendente Kátia Gonçalves, a coordenadora Márcia Silva e o capitão Márley, da PMMG em Passos. A medida de segurança incluiu o fechamento da rua em frente à Regional de Saúde pelo Departamento Municipal de Trânsito, com segurança de policiais militares, responsáveis, também, pelas rondas no local enquanto restarem doses da vacina.

Cumprindo os planos nacional e estadual de vacinação, Passos foi o primeiro município da área da Regional de Saúde a aplicar a primeira dose do imunizante. O médico Mário Neves de Castro, 80 anos, que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para iniciar a campanha na cidade.

O município de Doresópolis, na Serra da Canastra, que tem a menor população da SRS/Passos (cerca de 1.500 habitantes), iniciou a campanha local no período da tarde. A auxiliar de enfermagem, Raquel da Cruz Ferreira Souza, de 49 anos, recebeu a primeira dose das mãos da vacinadora Laís Fernanda. “Nossa auxiliar de enfermagem, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro da Costa Lopes há 25 anos, foi a primeira contemplada com a dose da vacina CoronaVac, por fazer parte do grupo prioritário estabelecido pelo MS, atuando na linha de frente da nossa equipe no combate à covid-19”, salientou a secretária municipal de Saúde, Aline Oliveira Silva.

Crédito: Município de Doresópolis

“A vacina representa a esperança para o controle da doença e essa expectativa é nitidamente sentida na comunidade; mas temos que lembrar que as medidas protetivas e o distanciamento social ainda se constituirão por muito tempo como requisitos fundamentais para a redução do número de pessoas infectadas”, ressalta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Passos.

Essa foi a primeira remessa das duas doses que serão aplicadas nos grupos prioritários nesta fase inicial da campanha, que contempla os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à doença; idosos institucionalizados (que moram em asilos, por exemplo) e outros grupos. Ao todo, foram distribuídas 4.733 de um total de 9.480 doses que a SRS/Passos recebeu da SES-MG. O restante será entregue aos municípios após 14 dias da aplicação da primeira dose.

Por Enio Modesto