Em coletiva virtual sobre a Covid-19 no estado, realizada nesta segunda-feira (8/6), na cidade administrativa, em Belo Horizonte, o secretário-adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Cabral e o chefe de Gabinete, João Márcio Silva de Pinho, reforçaram o pedido à população, para que continuem mantendo as medidas de distanciamento social e protocolos de higiene. Na abertura da coletiva, o secretário adjunto Marcelo Cabral, atualizou os dados da covid-19 desta segunda-feira, 08/06. Neste momento são 15.883 casos confirmados, 8.646 casos estão em acompanhamento, foram 6.857 casos recuperados e 380 óbitos causados pela doença.

De acordo com o secretário adjunto Marcelo Cabral, o aumento nos números de casos confirmados de covid-19 no estado está relacionado à aproximação do pico da pandemia do coronavírus, estimado para 15 de julho, quando haverá, dentro das estimativas, um aumento efetivo de contaminações. A aceleração é explicada também pela maior dispersão do vírus, o que torna imprescindível que a população siga protocolos e orientações. “É muito importante advertir sobre a necessidade de maior esforço, por parte da população, quanto às medidas de distanciamento social e protocolos de higiene, como lavar as mãos com frequência. Seguir utilizando máscaras o tempo todo também é uma arma que temos para evitar a dispersão do vírus”, reforçou o secretário adjunto da SES.

Marcelo Cabral esclareceu também que os dados projetados para pico e dobra de casos são dinâmicos. Eles dependem do comportamento da população em relação à doença, para que os números caiam ou, pelo menos sejam mantidos para o melhor enfrentamento da pandemia.

É exatamente por isso, que é essencial a adesão dos municípios ao Programa Minas Consciente, conforme aponta o chefe de gabinete, João Pinho. “O Minas Consciente estabelece um roteiro seguro, com retomada da economia de forma gradual, de maneira responsável”. O Minas Consciente foi criado, para auxiliar os municípios na retomada gradual das atividades e serviços, respeitando sempre um sistema de critérios rígidos e protocolos sanitários, para garantir a segurança dos cidadãos. Todas as ações propostas pelo Governo de Minas são baseadas em dados técnicos e científicos. O Programa conta com a Sala de Monitoramento da SES, que estuda e avalia os dados, semanalmente, para entender a evolução da pandemia. Os estudos indicam a possibilidade de avanço, manutenção ou retrocesso de atividades econômicas por região. Esse indicativo demonstra que o Estado está presente nesta tomada de decisão.

Com relação à curva de contaminação, mais importante que identificar de forma estática o dia do pico (casos naquele dia), é acompanhar o comportamento do pico. Se há cada semana, for verificado que a projeção do pico de contaminação foi postergada, isso demonstra que ações estão cada vez mais efetivas. Se ele for antecipado, significa que ações não estão tão eficientes; se o pico se mantiver, significa que o pico vai chegar na data projetada. Hoje, o pico está projetado para o dia 15 de julho, com estimativa de 2.000 pessoas diagnosticadas.

Testes

Consciente de que a testagem é essencial, o Governo tem aumentado os grupos de testagem. “Pouco a pouco estamos ampliando o número de teste para que a gente consiga, cada vez mais, caminhar em direção às pessoas com sintomas leves. Não temos como, devido à crise internacional de insumos, fazer a testagem de todos que tem sintomas leves, neste momento. É muito importante que pacientes que apresentam sintomas leves fiquem em quarentena por 14 dias para que durante esse período ela venha ou não desenvolver os sintomas e não transmita a doença para outras pessoas”, destaca Pinho.

O Governo de Minas já recebeu do ministério da saúde mais de 700 mil testes rápidos, que estão sendo distribuídos para os municípios, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Um ponto importante é a flutuação de preços praticado pelas empresas na venda de insumos. “Estamos, com todos os esforços, tentamos mitigar estas questões, estamos procurando os melhores fornecedores. Assim que conseguirmos resolver esse gargalo, vamos aumentar, de forma considerável a testagem”, reforça, João Pinho.

Subnotificação

Em relação às subnotificações é importante destacar que podem eventualmente ocorrer, mas não são causadas por erros, mas se configura como característica natural de qualquer pandemia. “Seguimos acompanhando e testando, todos os casos que se enquadram nos critérios de testagem e todos os óbitos”. Os esforços estão sendo feitos no sentido de aplicação de testes, dentro da política estabelecida pela SES, nos casos que são trazidos como protocolos do Ministério da Saúde. Casos graves, internos do sistema penitenciário, asilados, profissionais da saúde e da segurança pública sintomáticos, portadoras de SRAG hospitalizadas, todos os óbitos, pessoas acometidas dentro de surtos locais, adolescentes em cumprimento de medidas restritivas e população indígena aldeada.

08-06 pedro gontijo

Por Lila Alves