Até o momento são 39.084* casos suspeitos para COVID-19, 370 casos confirmados. Cinquenta e cinco (55) óbitos estão em investigação** e quatro (4) óbitos foram confirmados***.

* Dados parciais, sujeitos a alterações. Atualizado em 02/04/2020. Fonte: COES MINAS/COVID-19/SESMG.

** Óbitos em investigação – óbitos suspeitos de COVID-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 80 óbitos suspeitos, sendo 21 descartados para COVID-19.

**** Foi informado pelo CIEVS/MINAS que dos 03 óbitos confirmados incluídos no boletim de 02/04/2020 às 10:00, um teve exame laboratorial não detectável para COVID-19 (caso do município de São Gonçalo do Rio Preto, que foi atualizado como óbito descartado) e dois permanecem em investigação (01 do município de Juiz de Fora e 01 do município de Contagem). O erro se deu em razão de estes 03 pacientes terem exames positivos para outras doenças no sistema de informação de exames laboratoriais da FUNED, o que não foi percebido no momento da captação dos dados. Ressaltamos que hoje dia 02/04/2020 foi confirmado mais 01 óbito por coronavírus do município de Belo Horizonte. Dessa forma, até este momento, o estado de Minas Gerais tem 04 óbitos confirmados.

Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, a partir de 23/03/2020 o Boletim Informativo Diário COVID-19 publicará o detalhamento apenas dos casos confirmados.

Ressaltamos que a distribuição dos casos suspeitos por município, bem como casos descartados e notificados, serão atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus - “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais".

A partir de 27/03/2020 os casos suspeitos de COVID-19 passaram a ser notificações no E-SUS VE, novo sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Considerando o processo de transição e a instabilidade do novo sistema, ainda não é possível extrair um relatório completo, que detalhe o número de casos por município. Assim que possível, as informações serão atualizadas.

Acesse o boletim informativo; clique aqui.

Terminologias:

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA
Incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos OU pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos).

CASO IMPORTADO
Caso importado- Infecção ocorreu fora do município de residência.

TRANSMISSÃO LOCAL
A identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida OU até a 4ª geração de transmissão.

Fonte: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

 

Por Jornalismo SES