ttulo-capa 2019

Vai viajar? Lembre-se, então, que, antes de arrumar as malas e aproveitar os dias de folga, alguns cuidados com a saúde são fundamentais! Cada lugar tem suas particularidades e é importante estar atento a essas, antes de decidir seu roteiro de viagens e ter uma estada tranquila e segura. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) preparou essa página especialmente para você. Com pequenas atitudes, você protege a sua saúde e da sua família. 

A recomendação é que entre quatro e oito semanas antes da viagem você procure uma equipe de saúde para uma avaliação clínica; além de se informar sobre possíveis recomendações sanitárias para o destino escolhido. Atualizar o cartão de vacinação com as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental! 

Na mala, tão importantes quanto roupas e acessórios é a “farmácia particular”. Alguns remédios devem ser levados, principalmente se você faz uso de algum medicamento contínuo. Os documentos de identificação com contatos pessoais, tipo sanguíneo, alergias, diabetes e outras doenças também devem estar à mão.

» Veja no Blog da Saúde MG: Tire suas dúvidas sobre a emissão do Certificado Internacional de Vacinação

CHECKLIST-guiaviajantesaudavel2

» CLIQUE AQUI E CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO ANTES DE VIAJAR

» CLIQUE AQUI E CONFIRA DICAS DE COMO EVITAR FOCOS DO AEDES AEGYPTI EM CASA ANTES DE IR VIAJAR

» CLIQUE AQUI E CONFIRA AS ORIENTAÇÕES DA RECEITA FEDERAL PARA A SUA VIAGEM

título-guiaviajantesaudavel

A edição 2019 da Copa América, que será sediada no Brasil, deve contar com torcedores vindos de mais de 100 países, segundo informações da Conmebol. Além de torcedores dos países participantes da competição, são esperados visitantes de vários continentes. Minas Gerais é um dos Estados que sediará os jogos, tanto na fase classificatória, quanto uma partida das semifinais do torneio; confira:

16/jun | 19:00: Uruguai X Equador
19/jun | 21:30: Argentina X Paraguai
22/jun | 16:00: Bolívia X Venezuela
24/jun | 20:00: Equador X Japão
02/jul | 21:30: Semifinal

Em virtude do fluxo de turistas no período, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) elaborou uma edição especial do Guia do Viajante Saudável, uma cartilha com orientações aos turistas estrangeiros que pretendem visitar o estado durante a Copa América. A ação visa, ao mesmo tempo, resguardar a população mineira de epidemias advindas de outros países, como também assegurar que turistas estrangeiros não estejam sujeitos às epidemias do país.

Clique na imagem abaixo e acesse o guia:

imagemguia

Antes de arrumar as malas, o viajante precisa estar em dia com a imunização: com as vacinas próprias do Calendário Nacional de Imunização, com aquelas que são exigências internacionais, e também as vacinas que são necessárias devido a diferenças epidemiológicas entre países e entre os estados brasileiros.

A imunização é a principal medida de prevenção e controle de uma série de doenças; e, por isso, é necessário que o viajante mantenha o cartão de vacina atualizado. Para uma série de países, a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é obrigatória. Clique aqui e saiba quais países exigem o Certificado. Ao abrir o site, basta que você selecione a opção "Exigências de Viagem" e, na sequência, o país que deseja visitar.

Vale destacar que, mesmo dentro do Brasil - país de proporções continentais - podem haver recomendações especiais em relação à saúde, considerando as diferenças epidemiológicas entre os estados.

» Clique aqui e saiba como emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

guiaviajantesaudavelsiteatt

FEBRE AMARELA

É uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação pelo SUS e deve ser tomada até 10 dias antes de viajar para áreas rurais, silvestres ou de mata. Quem mora nestas áreas ou em regiões endêmicas deve procurar o Posto de Saúde (Unidade Básica de Saúde) mais próximo da sua casa para atualizar o cartão de vacina. Clique aqui e saiba mais sobre a doença.

SARAMPO

Doença infecciosa grave, o sarampo é provocado por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagioso, podendo ser contraído por pessoas de qualquer idade. É caracterizado por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. O Brasil e a região das Américas já foram considerados, em 2016, livres da doença - graças ao sucesso das campanhas de vacinação, porém, as crescentes quedas das coberturas vacinais, trouxeram a doença de volta.

Até o final de outubro de 2018, já foram registrados mais de oito mil casos de sarampo nas Américas. No Brasil, além dos surtos de sarampo nos estados do Amazonas e Roraima, os casos se distribuem por Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Rondônia e Distrito Federal. Países da Europa e América do Norte também enfrentaram elevado aumento do número de casos em 2018. A vacina contra a doença é segura e eficaz na prevenção da doença e é garantida a toda população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Clique aqui e saiba mais sobre o sarampo.

Disque Saúde: 136

Anvisa Atende: 0800 642 9782

Disque Intoxicação: 0800 722 6001

Disque intoxicação CIAT- BH: 31-3224 4000

Para outras informações, acesse: