A Regional de Saúde de Unaí, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, promoveu, nessa terça-feira (17/12), palestra de capacitação para cerca de 40 profissionais de enfermagem recém-empossados no município de Unaí. Durante o evento, foram abordados temas relacionados ao âmbito da Atenção Primária e a forma de atuação dos profissionais de saúde.

A referência técnica na Atenção Primária à Saúde (APS) da Regional de Unaí, Amanda Mares Santos, em sua palestra, destacou como é importante organizar a APS como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Este momento é ideal para repassarmos algumas ferramentas de organização dos processos de trabalho na atenção básica à saúde. E ainda esclarecer atributos, funções e o papel da Atenção Primária na promoção da saúde da população. Partindo dessas premissas, dimensionar as atribuições dos profissionais de enfermagem no âmbito das equipes de saúde da família”, disse.

Ainda segundo Amanda Mares Santos, o encontro possibilitou “mostrar a todos como é importante a noção de território de saúde, cadastramento e vinculação população da cidade à Atenção Primária à Saúde. Não há como fazer Atenção Primária sem pensar em território; na comunidade que o profissional de saúde está inserido e no diagnostico situacional da população atendida. Tudo isso serve como ferramentas para organizar uma Atenção Primária que seja realmente resolutiva”, complementou.

Créditos: Antônio Ferreira

Para a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária do município de Unaí, Sonaria Faria, a presença dos profissionais recém-empossados na capacitação foi importante, pois eles obtiveram durante o evento informações atualizadas dos processos de atuação na Atenção Primária. “Temos muitas equipes de saúde da família com membros que foram empossados há pouco tempo. Neste momento, queremos qualificá-los para fazer um atendimento mais personalizado possível. Todas as informações obtidas neste auditório são oportunas, pontuais, pertinentes e foram bem explicadas. Os profissionais que aqui estiveram vão desenvolver com mais facilidade suas atividades cotidianas nas Unidades de Saúde da Família”, afirma.

A enfermeira do Programa de Saúde da família (PSF) no Bairro Novo Horizonte, Raiane Trovo Rocha, enfatizou a importância da capacitação logo no início de sua atuação no PSF do bairro. “Fui empossada como servidora concursada no PSF Novo Horizonte, no início de dezembro de 2019, há 15 dias. Essa capacitação permite a nós, enfermeiros da atenção básica, aprimorar nossos conhecimentos adquiridos durante a vida acadêmica. Com isso, podemos aperfeiçoar nossa prática e prestar um bom atendimento aos unaienses”, concluiu.

Por Antônio Ferreira