A Regional de Saúde de Leopoldina realizou, nessa terça-feira (17/12), no auditório do CEFET, uma reunião com os secretários municipais de Saúde sobre o programa Previne Brasil. O encontro teve como objetivo informar e discutir com os gestores municipais os novos rumos do financiamento da Atenção Primária à Saúde. Além de abordar sobre a capitação ponderada, o desempenho das equipes e as ações estratégicas.

Crédito: Angélica Pereira

Durante a reunião foram apresentadas as portarias que  instituem o Programa Previne Brasil (Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019),  a que Institui o Programa Informatiza APS (Portaria 2.983, de 11 de novembro de 2019), a que Dispõe sobre os indicadores do pagamento por desempenho, no âmbito do Programa Previne Brasil (Portaria 3.222, de 10 de dezembro de 2019), a que estabelece o incentivo financeiro de custeio federal para implementação e fortalecimento das ações de cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da Atenção Primária à Saúde - APS (Portaria 3.263, de 11 de dezembro de 2019); a que fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitários de Saúde - ACS (Portaria 3.270, de 11 de dezembro de 2019).

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) Regional, Ronaldo Adriano Simas, “a reunião foi extremamente importante, pois esclareceu muitas dúvidas dos gestores em relação ao Previne Saúde, ao Informatiza APS, ao financiamento por capitação ponderada, desempenho e ações estratégicas”, finalizou.

Por Maria do Carmo Ferreira