A Regional de Saúde de Leopoldina, através do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, realizou nesta terça-feira (17/12), o 3º Módulo das Oficinas de Capacitação em Saúde Mental para trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial. O tema abordado foi a redução de danos, como a ética do cuidado para usuários do SUS em uso nocivo/abusivo de álcool e outras drogas. Também ocorreu uma discussão sobre dois casos clínicos como componente da supervisão clínica institucional.

Foto 3º módulo das oficinas de capacitação em saúde mental

A oficina foi realizada no auditório da Regional de Saúde e contou com a presença de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Além Paraíba, Astolfo Dutra, Cataguases e Palma, além das referências técnicas dos leitos de retaguarda do hospital de Cataguases.

A coordenadora dos consultórios situados na rua da Prefeitura de Belo Horizonte, Danielle Vassalo da Cruz, abordou o contexto histórico do uso de álcool e outras drogas na sociedade e a redução de danos, como a lógica do cuidado em saúde mental numa perspectiva antirracista.

A referência técnica em Saúde Mental, Antônia Cristina de Melo Gomes, destacou que em se tratando de Redução de Danos, é importante assegurar recursos técnicos, políticos e financeiros necessários de acordo com as políticas públicas de saúde. “Seu foco incide na formulação de práticas direcionadas aos usuários de drogas e aos grupos sociais com os quais eles convivem, tendo como objetivo a diminuição dos danos causados pelo uso de drogas”, ressaltou.

Por Oberdan Moreira Rocha