Nesta sexta-feira (13/12), a Regional de Saúde de Unaí realizou, no prédio da câmara municipal de Unaí, o I Seminário de Mobilização Regional de Combate à Dengue. O evento contou com a participação de membros da sociedade civil organizada e entidades públicas das 12 cidades que compõem a região de saúde Noroeste do Estado. Durante o seminário, os palestrantes da Regional de Saúde abordaram o cenário da dengue e as perspectivas de combate ao Aedes Aegypti na região.

Crédito: Antonio Maria Ferreira

A referência técnica em Sistema de Endemias do Núcleo de Epidemiologia Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional de Unaí, Lucas Mendes Diniz, detalhou o cenário da dengue nas cidades da Região Noroeste do Estado. Em 2019, o índice de casos notificados de dengue na região Noroeste, foi mais elevado do que a soma dos últimos três anos. “Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que foram notificados 7.838 casos de Dengue no período de 2016 até 2018, nos 12 municípios que compõem a região de Saúde Noroeste de Minas. Neste ano corrente, apenas até o mês de dezembro, o número de casos notificados nos mesmos municípios saltou para 16.804, o que representa um aumento de 214%. Cenário mais do que preocupante, que deve ser combatido por meio da mobilização intensa da sociedade. Por isso, é importante estabelecer ações de prevenção, vigilância e combate à Dengue na região “, afirma Lucas Diniz.

Para diretor da Regional de Saúde de Unaí, José Juliano Espíndula, no cenário atual, as ações de mobilização para enfrentamento ao Aedes Aegypti devem ser pensadas de forma conjunta.

"Convidamos lideranças de vários seguimentos sociais, como autoridades públicas da educação, saúde e segurança, associações de bairros, clubes de serviços, associação comercial e empresarial, imprensa e lideranças religiosas, com o propósito de mobilizar esses segmentos no combate à Dengue e juntos com a população declarar guerra ao Aedes Aegypti. A missão é árdua, no seminário há mais de 100 representantes dos 12 municípios da região Noroeste do Estado, que compareceram ao evento e estabeleceram estratégias de combate ao mosquito da dengue. Saio satisfeito com a determinação de todos em busca de soluções para o problema da dengue. Agora vamos juntar as propostas dos vários segmentos e montar, imediatamente, o plano de ação conjunta contra a proliferação do Aedes Aegypti e de prevenção à dengue“, ressalta o diretor

O coordenador da Endemias do município de Buritis-MG, Afonso Carlos Rodrigues, participou ativamente do seminário. “Eventos como estes são importantes por somar forças no combate ao mosquito transmissor. Abordamos os maiores problemas no combate ao Aedes Aegypti, como a resistência de moradores que, às vezes, proíbem o acesso de nossos agentes de saúde às suas casas, às residências abandonadas e larvícidas que não matam mais os mosquitos, porque eles criaram resistência ao veneno. Dengue não se combate sozinho, por isso discutimos em conjunto estratégias para solucionar alguns destes problemas. Propostas de mobilização, parcerias e conscientização que foram discutidas durante o seminário podem ajudar no combate ao Aedes Aegypti, diminuindo assim a incidência de casos de dengue na região”, afirma o coordenador.

Por Antonio Maria Ferreira