A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nesta quinta,12/12, reunião sobre controle da tuberculose nos Presídios. O objetivo do encontro foi mostrar o avanço da Tuberculose na população em privação de liberdade e propor medidas para o controle da doença. Na pauta, alguns dos temas debatidos foram a tuberculose no sistema prisional, o desafio da garantia à saúde da população privada de liberdade, o fluxo para os exames realizados no Laboratório Macrorregional de Saúde de Pouso Alegre e as diretrizes para controle de tuberculose no sistema prisional. A reunião envolveu profissionais da segurança pública e saúde prisional, profissionais de saúde, referências técnicas de tuberculose das Secretarias Municipais de Saúde e Laboratório Macrorregional.

Crédito: Otávio Coutinho

O encontro com os profissionais faz parte do Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose, que traz como meta reduzir o coeficiente de incidência nas populações vulneráveis “A tuberculose no sistema prisional é uma realidade que vêm aumentando no país e no estado de Minas Gerais. A reunião proposta levou aos profissionais do sistema prisional e referências de tuberculose dos municípios as discussões sobre as Diretrizes Estaduais para o Controle da Tuberculose no Sistema Prisional. Com isso, buscamos melhorar a assistência a essa população vulnerável”, destacou a referência técnica de Tuberculose e Hanseníase, Laís Fraga Alves de Oliveira.

De acordo com a Referência Técnica de Humanização, Privados de Liberdade, Controle Social, Saúde do Homem e Saúde do Idoso, Mauro Benedito Ferreira, esta iniciativa contribui para os profissionais das regionais e municípios de forma significativa. “A capacitação dos profissionais irá melhorar o diagnóstico e controle da doença nos presídios jurisdicionados pela Regional de Pouso Alegre”, disse.

O evento foi organizado e ministrado pela Referência Técnica dos Privados de Liberdade, Mauro Benedito Ferreira, pela Referência Técnica de Tuberculose, Laís Fraga Alves de Oliveira, pela farmacêutica Gisele Paula Silva D’Andrea.

Por Otávio Coutinho

Enviar para impressão